O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio nacional. Comemorada neste ano em 14 de maio, a data já começa a movimentar as vendas das redes varejistas e do comércio local. Para entender o comportamento de consumo dos brasileiros, a plataforma TIM Ads realizou uma pesquisa com a base de clientes pré-pagos da operadora. Foram mais de 4 mil participantes no Amazonas, sendo que 82% têm até 35 anos. O resultado aponta que as lojas físicas devem receber 63% dos que responderam ao estudo, enquanto as virtuais, segundo as respostas, serão responsáveis pelos presentes de 30% dos participantes.
As mães dominam (69%), é claro, a intenção de compra de presentes na data. Porém, 17% afirmaram que comprarão presentes para a namorada ou esposa, e outros 15% disseram que vão presentear a irmã.
Se depender dos participantes da pesquisa, as mamães darão uma atualizada no guarda-roupa, já que 23% afirmam que comprarão peças de vestuário. Os que pretendem comprar perfumes somam 13%, e 12% afirmaram que vão apostar nos acessórios.
O levantamento também questionou sobre o valor que os clientes pretendem gastar presenteando as mães em 2023. Os que pretendem gastar até R$100 somaram 30%, enquanto as mamães de 24% dos participantes podem ganhar mimos de até R$300. Para o público participante, os principais meios de pagamento ainda são o dinheiro vivo (51%) e o PIX (23%).
Para comemorar a data, o almoço de domingo é a escolha da esmagadora maioria. Seja na casa de familiares ou em restaurante, 75% afirmaram que é em torno da mesa que se reunirão com suas mães.