domingo, 11 maio, 2025
domingo, 11 maio, 2025
Home Entretenimento Aplicativo amazonense estimula o aprendizado e a criatividade infantil

Aplicativo amazonense estimula o aprendizado e a criatividade infantil

0
263

Intitulado “Cards Mágicos abcD+”, o projeto é apoiado por meio do Edital N°. 011/2019, do Programa Centelha 1, sob coordenação do designer Marcicley Reggo. A iniciativa utiliza o kit Cards Mágicos abcD+, composto por 26 cartas impressas em papel cartão, onde cada card apresenta a ilustração de um animal com seu respectivo nome e sua letra inicial, em conjunto com o aplicativo “abcD+” que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) para a visualização das animações em 3D, e das interações de áudios, proporcionando aos alunos ganho de aprendizado, interação e ativação da imaginação.

A ideia para criação do trabalho surgiu da experiência de mais de 20 anos em linha editorial de Marcicley Reggo, mestre em Design, que começou a pesquisar e desenvolver uma nova forma de utilização do livro, como ferramenta de alfabetização durante o processo inicial da leitura.

Com simplicidade, animações em 3D e interações de áudios, o kit criado com as cartas impressas estará disponível nas lojas de varejo, marketplaces e o aplicativo já se encontra disponível para download gratuito nas lojas Google Play e App Store.

O projeto passou por várias etapas de desenvolvimento do produto até chegar à sua fase final. A primeira consistiu na criação e desenvolvimento dos personagens utilizados, digitalização e colorização. Depois passou para a modelagem em 3D e animação. Seguida pela criação do aplicativo. Ao final da fase criativa, passou para a impressão dos cards e embalagem, criação da rede social, divulgação do produto, testes do App com a realidade aumentada e, por fim, a produção em escala industrial.

O coordenador do projeto explica que a aplicação da realidade aumentada no produto é devido aos estudos que mostram a importância do mecanismo para “fortalecer o conhecimento das crianças, em idade de alfabetização, de uma maneira simples e prática. Os principais benefícios proporcionados por esta tecnologia na educação são: memorização, engajamento, prática e participação”, pontua.

Marcicley Reggo relata também sobre outra experiência benéfica do projeto, que é a ampliação da vivência da criança dentro e fora da sala de aula, estimulando os alunos a interagirem e explorarem os ambientes, aprendendo a trabalhar em colaboração na resolução de seus problemas.

“Acredito que a tecnologia exercerá um papel ainda mais fundamental na educação, nos próximos anos, e que uma das prioridades deverá ser a recuperação do tempo perdido, pois, estamos saindo de um momento difícil, em que muitos alunos passaram meses sem o contato com as atividades escolares”, disse Marcicley.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Portal W&G
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.