O rapper e produtor musical manauara Victor Xamã leva sua mistura única de soul, hip hop e cultura do norte do país no maior festival de música e entretenimento do mundo, no palco do Global Village. Ele se apresentou ontem, dia 13 de setembro, no Rock in Rio 2024, levando o hip hop para o espaço inédito na Cidade do Rock que chega como uma verdadeira jornada musical pelos continentes do mundo. O artista preparou um show especial para esse dia, um marco em sua carreira.
“Estou contando as horas e me preparando bastante com a minha banda para essa apresentação. Fico feliz que todos meus movimentos me trouxeram para esse momento tão especial, tenho certeza que esse show vai amplificar ainda mais minha mensagem e impactar positivamente o público. Uma palavra para definir essa apresentação será requinte, fazendo jus ao meu disco mais recente. Eu estarei acompanhado no palco por um coral feminino, DJ acrescentando com os clássicos riscos do rap e uma guitarra, todos esses elementos foram bastantes pensados para dar impulso para minha rima e voz. Essa apresentação será uma mistura entre o clássico e contemporâneo, trazendo uma mescla do rap, trap, blues e soul”, conta ele.
Com 28 anos, Victor nasceu em Manaus e começou a se destacar na cena hip hop quase uma década atrás com o álbum “Janela” (2015) e continuou a consolidar seu nome com “V.E.C.G” (2017) e o EP “Calor” (2021). No ano passado, lançou o elogiado “GARCIA” (2023), que atingiu milhões de streamings e cujo repertório guiará o show.
Com participações especiais de Luedji Luna, Karen Francis, VND e Big Bllakk, Makalister, Matheus Coringa, Gigante No MIC e Gabi Farias, o álbum e sua narrativa abordam a experiência de alguém que deixa o norte do país e se muda para uma megacidade no sudeste, em busca de ampliar as possibilidades de seu talento. Destacando os obstáculos, o novo ambiente urbano e um sentimento de autoconhecimento em um território novo, o disco retrata uma história bem brasileira de alguém que sai de sua terra.
Essa é uma jornada que reflete a vida do artista, que hoje mora em São Paulo, e de suas jornadas pelo país.
“Na minha música e na minha presença tá intrínseca a mensagem da minha região. Não passamos por um bom momento no Norte do Brasil por conta das queimadas, estiagem, garimpo ilegal e outras infinidades de problemas que as vezes fogem do conhecimento geral. Espero ser um porta voz de dias melhores e trazer mais visibilidade para o norte. Ser um artista de Manaus cantando no festival de maior visibilidade do país traz bastante responsabilidade e faz com que muitos artistas, que estão no movimento para serem vistos, tenham um referencial”, conta Victor, que em 2022 apresentou duas músicas no palco NAVE do festival e agora chega com show completo.
Expandindo a música amazonense pelo Brasil, ele já se apresentou em diversos teatros e festivais como Feira do Livro de Belém, Virada Cultural São Paulo e Casa Natura Musical, colaborando com artistas como Baco Exú do Blues, Léo Gandelman e Rashid.
O Rock in Rio 2024 será um momento novo na carreira do artista. Ele dividirá o dia do festival com artistas como Travis Scott, 21 Savage, Ludmilla, Matuê, Veigh, Mc Cabelinho e muitos outros.
Siga Victor Xamã: