segunda-feira, 22 julho, 2024
segunda-feira, 22 julho, 2024

Atração nacional abre o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, na sexta-feira

Em

A banda nordestina Canários do Reino carrega uma história de mais de 52 anos, coroada por um repertório de peso da velha escola do forró e suas vertentes. A atração nacional irá comandar o arrasta-pé na sexta-feira (12/07), abrindo o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), Distrito Industrial.

A abertura inicia às 20h, com a apresentação dos grupos folclóricos campeões das categorias Prata e Bronze. Em seguida, sobe ao palco a atração nacional Canários do Reino. A entrada é gratuita.

A banda cearense aposta nas canções dos grandes mestres da música nacional. “A nossa banda sempre exalta as músicas nordestinas e um compositor que não pode faltar nos nossos shows é Luiz Gonzaga. A banda Canários do Reino anima o público com repertório de qualidade, sempre com muito carisma”, revela Sobrinho Alves, que divide os vocais com Katiane Araújo.

FOTOS: Canários do Reino / Divulgação e Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Os arranjos de sanfona e zabumba comandam o show da Canários do Reino, resgatando a tradição dos ritmos nordestinos e canções que uma boa festa de São João exige como, “Pra Tirar Coco”, “Quero Chá”, “Pagode Russo” e “Casamento na Fogueira”.

Sobrinho revela ainda que a apresentação da banda em Manaus é inédita, motivo que torna o momento ainda mais especial por abrir a etapa ouro do Festival Folclórico do Amazonas de 2024. Após a capital amazonense, a turnê segue para os estados do Piauí, Bahia e Ceará.

Tradição folclórica

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, inicia na sexta-feira (12/07), às 20h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). A abertura contará com a apresentação dos grupos folclóricos campeões deste ano, nas categorias Prata e Bronze: Afobados na Roça, Olinda na Roça, Junina Cabocla, Nhô Chico Junino, Fogueira Ardente e Caipira na Roça da Betânia. A noite encerra com o show da Canários do Reino.

O festival segue de 13 a 24 de julho, na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, palco de 66 apresentações, nas modalidades dança regional, nacional, nordestina e internacional, garrote regional, tribo, ciranda, quadrilha cômica, tradicional, de duelo e alternativa. Dias 26 e 27 de julho, no Sambódromo, a disputa será entre os bois-bumbás de Manaus, Clamor de um Povo, Brilhante, Galante de Manaus, Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão.

FOTOS: Canários do Reino / Divulgação e Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Durante os 12 dias de festival, no CCPA, haverá ainda praça de alimentação, feira de economia criativa, gerando postos de trabalho e incentivando a indústria da cultura. A programação completa do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.