sábado, 11 maio, 2024
sábado, 11 maio, 2024

Balé Folclórico do Amazonas apresenta ‘Dança do Sol’ com entrada gratuita, nesta quinta (8)

Em

Nesta quinta-feira (8/6), a partir das 20h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘Dança do Sol’, do Balé Folclórico do Amazonas (BFA), com produção do Casarão de Ideias. A apresentação, que tem entrada gratuita, faz parte do projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’, contemplado com o Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022, e inclui uma turnê com uma série de exibições por diversas cidades brasileiras.
De acordo com Magda Carvalho, assistente de direção da companhia, a turnê iniciou no mês de maio e já passou pelos estados de Rondônia, Tocantins, Maranhão e Acre. “Ela (turnê) é cansativa, mas ao mesmo tempo prazerosa, pois fomos muito bem recebidos e sentimos que a nossa cultura é muito bem aceita em outras localidades. Foi bom sentir essa troca da plateia para com os bailarinos, e toda a equipe que estava com a gente”, comenta ela.
Ainda de acordo com ela, nesta quinta-feira, será possível ver a apresentação com o elenco completo, composto pelos 23 bailarinos da companhia, além de toda a equipe técnica. “Estamos nos preparando ao máximo para dar o melhor para o nosso público que vai assistir ao espetáculo”, comenta ela, ressaltando que, nas apresentações fora de Manaus, o elenco é composto por sete bailarinos, mas que não houve alterações na obra, apenas adaptações.
A montagem, que estreou em 2017 e é coreografada pela bailarina e diretora da companhia, Conceição Souza, e pelo bailarino Flávio Soares, trata de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol para realização do ritual da puberdade, onde os jovens são apresentados às quatro malocas. Após o rito, eles eram considerados aptos ao casamento e já podiam ser entendidos como guerreiros, esse rito de passagem está entrelaçado ao mito arara.
Magda adianta que, no mês de agosto, o Balé Folclórico do Amazonas fará mais uma apresentação em Manaus, mais precisamente no dia 8, no Balneário do Sesc, e em seguida entra em turnê novamente passando pelos estados de Roraima, Amapá, Piauí e, por fim, Mato Grosso.
“E para esta quinta-feira, o público pode esperar um trabalho incrível, cheio da nossa cultura, das nossas raízes… Um trabalho impactante, emocionante, que leva o espectador a passear pela nossa história, nosso folclore de uma maneira suave e branda”, finaliza Magda Carvalho.
Histórico
O Balé Folclórico do Amazonas foi criado, em 2001, com o objetivo de resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais. Desde a data de sua criação, o BFA apresenta espetáculos retratando as danças regionais do Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico.
O repertório da companhia é repleto de espetáculos que enaltecem a riqueza cultural e o cotidiano do nosso povo, como o ‘Manaus Maná D’agua’, primeira obra do seu repertório; ‘Folguedos’, ‘Bem do Interior’, ‘Beiradão’, ‘Herança Africana’, entre outros.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.