sexta-feira, 17 maio, 2024
sexta-feira, 17 maio, 2024

Balé Folclórico do Amazonas se apresenta em quatro estados com o projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’

Em

Vencedor do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022 com o projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) entra em turnê, neste mês de maio, e se apresenta em quatro cidades de diferentes estados da Amazônia Legal: Ji-Paraná (RO), Palmas (TO), São Luís (MA) e Rio Branco (AC), com produção do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI). A primeira apresentação acontecerá nesta terça-feira (9), no município de Ji-Paraná, dentro da programação da Mostra Sesc Amazônia das Artes, que este ano chega a sua 15ª edição.
Durante a turnê, os bailarinos irão apresentar o espetáculo ‘Dança do Sol’, inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, conhecido por sua contribuição maciça para o estudo da história do Amazonas. A pesquisa sobre os índios Arara, foi realizada “in loco” em 1934, no Rio Mapiá, e trata da adoração ao Sol pelo olhar daquele povo indígena.
O espetáculo, que estreou em 2017 e é coreografado pelo bailarino e diretora da companhia, Conceição Souza, trata de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol para realização do ritual da puberdade, onde os jovens são apresentados às quatro malocas. Após o rito, eles eram considerados aptos ao casamento e já podiam ser entendidos como guerreiros, esse rito de passagem está entrelaçado ao mito arara.
“Conforme a pesquisa do historiador Mário Ypiranga, a Dança do Sol ocorre todos os anos, de seis em seis meses. O ritual começa meados da tarde e só cessa quando o Sol desaparece. Porém, a festa continua até a formação dos quatro raios que simbolizam o Astro Rei”, comenta Conceição Souza.
Após a apresentação em Ji-Paraná, o grupo seguirá para Tocantins (dia 11), São Luís (dia 13) e Rio Branco (dia 15). A turnê do balé contará, ainda, com outras apresentações em julho (Iranduba, Manacapuru e Novo Airão) e agosto (Roraima, Amapá, Mato Grosso e Piauí). “Esse é um momento muito importante para toda a companhia, pois poderemos mostrar, mais uma vez, a força da dança do Amazonas em outras cidades que, por vezes, desconhecem o nosso trabalho. Estamos muito felizes e será uma experiência única”, afirma a diretora da companhia
Histórico
O Balé Folclórico do Amazonas foi criado, em 2001, com o objetivo de resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais. Desde a data de sua criação, o BFA apresenta espetáculos retratando as danças regionais do Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico.
O repertório da companhia é repleto de espetáculos que enaltecem a riqueza cultural e o cotidiano do nosso povo, como o ‘Manaus Maná D’agua’, primeira obra do seu repertório; ‘Folguedos’, ‘Bem do Interior’, ‘Beiradão’, ‘Herança Africana’, entre outros.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.