quinta-feira, 20 junho, 2024
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Beber água regularmente realmente ajuda a emagrecer? Entenda

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Muito mais do que matar a sede, a água é essencial para manter o bom funcionamento do organismo. O ser humano consegue sobreviver até semanas sem alimentos, mas não mais que três dias sem água. Mas uma dúvida que muitas pessoas têm é se a água, além de ser necessária para a vida, pode também influenciar no processo de emagrecimento. Estudos apontam evidências dessa conexão

Cerca de 60% do corpo humano é composto por água, por isso, quanto mais hidratado você estiver, melhor ele irá trabalhar. Ingerir a quantidade ideal garante um bom desempenho de todos os órgãos e músculos e ajudando, inclusive, na queima de gorduras, pois melhora o metabolismo e assim facilita a perda de peso.

Além disso, a água contribui para o controle da temperatura corporal, ajuda a evitar prisão de ventre, previne cálculos renais e mantém a hidratação da pele. De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso. O recomendado é que sejam consumidos, em média, 2 litros diários para adultos, já que nosso corpo não é capaz de armazenar água e, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio, por exemplo. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, afirma Matheus Motta, responsável pelo programa da VigilantesDoPeso no Brasil.

Manter-se hidratado pode ser um primeiro passo para quem busca perder peso. Por ser um líquido sem calorias, que desempenha um papel importante em praticamente todas as funções corporais, a água não só acelera o metabolismo, ajudando a tornar a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente, mas também diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança, se acompanhada de uma alimentação equilibrada.

A fim de auxiliar aqueles que buscam o bem-estar por meio de um processo mais saudável e duradouro, o VigilantesDoPeso, programa multinacional de emagrecimento sustentável que estimula mudanças de hábitos, mentalidade e estilo de vida, listou os principais benefícios de beber água diariamente:

1 – Auxilia o controle de peso

A água é importante para a regularização da temperatura do nosso corpo, pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos, funções importantes para o bom desempenho físico. Ela também mantém um bom funcionamento do metabolismo, o que influencia na perda e controle de peso. Além de ser a melhor opção para se hidratar, pois não contém calorias e nem açúcares, encontrados em outras bebidas.

2 – Ajuda o sistema digestivo

Hidratar-se de maneira adequada auxilia a produção de fluidos digestivos e melhora o funcionamento intestinal, evitando, assim, a constipação e a formação de gases, facilitando ainda a absorção dos nutrientes necessários para o nosso corpo.

3 – Evita a exaustão mental

O cérebro funciona melhor quando está hidratado. Consumir a quantidade sugerida de água é importante para manter o bom desempenho da função cognitiva, prevenindo sintomas como cansaço, falta de atenção e falha na memória.

4 – Previne pedra nos rins

Sem o consumo ideal da quantidade de água, há a diminuição da produção de urina, que passa pelos rins, facilitando a formação de cálculos renais. Além disso, a ingestão suficiente de líquido pode diminuir os riscos de infecções no sistema urinário.

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