As informações falsas, que circularam em Santa Isabel do Rio Negro e em Barcelos, sugeriam que pessoas teriam deixado de receber o cartão do Auxílio Estadual porque não apoiam a reeleição do governador Wilson Lima, não tendo por isso sido contempladas com o benefício. A secretária de Assistência Social ressalta a inveracidade das comunicações.

“Essas informações não procedem. As entregas já foram feitas e se encerraram no dia 30 de junho, ninguém mais está fazendo cadastro ou recebendo cartão. Todos os usuários são selecionados conforme os dados do Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza”, disse Kely Patrícia.

As entregas do benefício foram realizadas com base no CadÚnico, de modo que recebeu o cartão quem tem o cadastro no programa do Governo Federal e se encaixa nos requisitos do Auxílio Estadual, que são:

• ser responsável familiar, com 18 anos de idade ou mais;

• famílias preferencialmente beneficiárias do programa Bolsa Família e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza;

• renda familiar de até 1/2 (meio) salário mínimo;

• famílias em que há pessoa com deficiência (PcD) e em que o responsável familiar é idoso, além daquelas chefiadas por mulheres, tiveram prioridade na seleção;

• a quantidade de descendentes – filhos, enteados, netos e bisnetos – foi outro critério para escolha dos beneficiários do auxílio.

A Seas assinala que, no período das entregas, os cartões saíram da capital com destino às cidades do interior já com a listagem de beneficiários que se encaixavam nos requisitos, conforme os dados do CadÚnico. Portanto, os usuários contemplados já receberam o cartão, e aqueles que não receberam ou não estavam aptos ou não compareceram ao local destinado para a entrega do benefício. Não há qualquer tipo de novo cadastro ou novas entregas de cartões.

O cartão do Auxílio Estadual Permanente vem transformando a vida de milhares de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza no Amazonas, com o pagamento mensal de R$ 150, que é depositado no dia 15 de cada mês. Ao todo, o Governo do Amazonas entregou 300 mil cartões no estado, e todos estão ativos.