Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), aderiu à campanha “Abril Azul” e iluminou o Casarão da Inovação Cassina com a cor símbolo da campanha, durante a semana de reabertura do espaço. O prédio público, no centro histórico, teve sua cor alterada, para lembrar a população sobre a data e estimular o debate e o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A campanha “Abril Azul” tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito, que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge uma em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam, aproximadamente, 2 milhões de autistas.
Para o secretário da pasta, Radyr Junior, é de extrema importância tirar essas pessoas de casa e torná-las economicamente ativas. “Seguindo as orientações do prefeito David Almeida por uma gestão mais humanizada, estamos trabalhando pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tendo em vista que apenas 20% delas se encontram atualmente em organizações”, ressaltou.