Estão em cartaz no Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado na Rua Barroso, 277-279, bairro Centro, zona sul de Manaus, as exposições ‘Maquetes Cenográficas – Microuniversos Físicos e Digitais’, do cenógrafo Juca di Souza, e ‘Shipibo-Konibo – Retratos de Mi Sangre’, do fotógrafo peruano David Diaz. Com entrada gratuita, ambas podem ser conferidas de quarta a domingo, sempre das 15h às 21h.
Idealizada pela atriz Aline Cassiano, ‘Maquetes Cenográficas’, que conta com busca valorizar a importância da construção de maquetes em projetos cenográficos, pois ajudam na visualização, comunicação e planejamento de espaços cênicos. É por meio da maquete, que profissionais de direção de arte, cenógrafos, diretores e toda equipe de produção podem ter compreensão do ambiente que será criado.
Na exposição, que conta com 15 maquetes cenográficas, sendo dez físicas e cinco digitais, o público poderá conferir cenários criados para espetáculos como ‘Cabaré Chinelo’, ‘Dois Irmãos’, ‘A Ópera do Malandro’, ‘Saltimbancos’, ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’, ‘A Canção da Páscoa’, entre outros.
Fotografias
Ainda no Centro Cultural Casarão de Ideias é possível conferir a exposição ‘Shipibo-Konibo – Retratos de Mi Sangre’. Nela, o jovem fotógrafo David Diaz Gonzales oferece uma cuidadosa imersão na vida cotidiana da comunidade shipibo da qual ele é oriundo.
Especialista em design gráfico digital, David adquiriu há oito anos sua primeira câmera e, agora, vive em Lima, onde estuda Fotografia e se interessa em particular pela obra de artistas pioneiros como Martin Chambi e outros, cuja marca busca assimilar o registro de suas raízes amazônicas.
Ele é também fotojornalista e obteve, em 2021, uma bolsa de estudos da Amazon Rainforest Journalism Foundation do Centro Pulitzer, em 2021. Esta exposição é organizada pelo Centro Cultural Inca Garcilaso do Ministério das Relações Exteriores.