quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

CES aprova contratualização do Hospital Beneficente Português para receber recursos federais

Em

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) realizou reunião extraordinária, nesta segunda-feira (19/04), quando aprovou a contratualização do Hospital Beneficente Português para prestação do serviço de hemodiálise. A aprovação permite que a instituição receba recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS), na oferta do serviço em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O secretário Marcellus Campêlo, presidente do CES-AM, explicou que a contratualização recebia apenas recursos estaduais. No ano passado, o Governo do Amazonas, assinou convênio com o hospital para a contratação de 180 novas vagas de hemodiálise destinadas à rede pública, eliminando fila de espera.

“Historicamente a rede tinha um problema sério de oferta desse serviço. O Beneficente Português estava há quase dois anos esperando essa contratualização e nós, ano passado, ao tomarmos conhecimento desta pendência, aceleramos o processo e hoje o conselho pôde se debruçar sobre o tema e aprovar definitivamente a contratualização”, informou o secretário.

Plano do quadriênio

O Conselho Estadual de Saúde ainda aprovou o Plano Estadual de Saúde (PES) para o quadriênio 2020-2023. O secretário Marcellus Campêlo disse que a aprovação do plano estava pendente desde 2020, tendo sido adiada por conta da pandemia. O PES consiste em 23 metas, que devem ser cumpridas pela rede de saúde de todo o estado.

A reunião do CES-AM foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde, com participação de alguns membros via videoconferência.

Conselho

O CES-AM é um colegiado, cuja finalidade e objetivos básicos são o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política estadual de saúde. O conselho é composto por membros da SES-AM, prestadores de serviço, representações de trabalhadores, como sindicatos e entidades de classe, além de associações e movimentos sociais, religiosos, indígenas e outros representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.