sexta-feira, 17 maio, 2024
sexta-feira, 17 maio, 2024

Cetam busca protagonismo no segmento de PD&I

Em

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) já é referência no ensino profissional e tecnológico do estado e vem se preparando nos últimos anos para um novo salto: também ser protagonista no segmento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Nesse sentido, a instituição vem investindo em estudos e pesquisas para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado, por meio de colegiados e editais de fomento.

Um passo importante na busca pelo protagonismo em PD&I foi dado pelo diretor-presidente do Cetam, professor doutor José Augusto de Melo Neto, com a criação da Comissão de Estudo e Pesquisa em 2021, formada por doutores e mestres da instituição. O grupo é responsável por realizar estudos e pesquisas para o desenvolvimento da EPT em nível estadual.

O Cetam já compõe importantes colegiados ligados ao cenário de PD&I, como o Conselho de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti) e o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). Como credenciado do Capda, o Cetam está apto a captar recursos oriundos da Lei de Informática, aplicada à Zona Franca de Manaus (ZFM), para implementar projetos e programas voltados para PD&I a serem capitaneados pela Comissão.

A Comissão de Estudo e Pesquisa do Cetam é presidida pelo diretor-presidente da instituição e composta pelos professores doutores Salatiel Gomes e Lucimar Jacinto, além da pedagoga Josiany Dantas e da assistente social Tainá Teixeira, ambas com nível de mestrado.

“Seguindo a orientação do governador Wilson Lima, o Cetam está promovendo o desenvolvimento de pesquisas e inovação para a área da educação profissional e tecnológica”, apontou o professor José Augusto, acrescentando que, após sua criação no ano passado, a Comissão vem tendo suas ações ampliadas por meio de publicações e parcerias interinstitucionais.

Edital inédito para pesquisa em EPT
Em uma iniciativa pioneira, o Cetam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançaram, em junho deste ano, um programa inédito de incentivo a projetos de pesquisa voltados para a EPT. O Governo do Amazonas disponibilizou R$ 4 milhões para fomentar inicialmente 20 projetos de pesquisa por meio da iniciativa.

O professor José Augusto de Melo Neto destacou o ineditismo da oferta. “Foi um dos atrativos do edital e mostrou o compromisso do Governo do Amazonas com a educação profissional e tecnológica no estado. A iniciativa inédita preenche uma lacuna no Amazonas neste segmento. Este edital, realizado em parceria com a Fapeam, vai promover a EPT e a pesquisa científica de forma inovadora. O futuro do nosso estado depende de ações como essa”, apontou.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.