quarta-feira, 1 maio, 2024
quarta-feira, 1 maio, 2024

China desmente teste de míssil hipersônico

Em

Reuters

A China testou um veículo espacial em julho, não um míssil hipersônico com capacidades nucleares como relatado pelo Financial Times, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta segunda-feira (18).

Citando cinco pessoas familiarizadas com o assunto, o Financial Times afirmou no sábado (16) que a China testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear que voou para o espaço, andando ao redor do globo antes de cair em direção ao seu alvo e não atingi-lo. O jornal disse que o fato “pegou a inteligência dos Estados Unidos (EUA) de surpresa”.

“Não foi um míssil, foi um veículo espacial”, disse o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, sobre a reportagem, acrescentando ter sido um “teste de rotina” com o propósito de testar tecnologia para reusar o veículo.

A importância de um teste de reúso é que ele pode “fornecer um método barato e conveniente para humanos viajarem pacificamente de e para o espaço”, disse Zhao, acrescentando que muitas empresas realizaram testes similares.

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que o teste ocorreu em julho, não em agosto, como relatou o Financial Times.

Os EUA acompanham de perto o programa chinês de modernização militar para avaliar os possíveis riscos impostos por um competidor cada vez mais assertivo.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.