segunda-feira, 20 maio, 2024
segunda-feira, 20 maio, 2024

Chocolate causa acne? Saiba como cuidar das espinhas depois da Páscoa

Em

O chocolate é um dos principais vilões quando se fala no aparecimento de espinhas na pele. Mas será que essa fama é justa? Segundo a nutricionista clínica e esportiva Maíra Azevedo, o que causa acne é a composição do chocolate comum, que tem muito açúcar e gordura. Porém, a maioria dos alimentos industrializados também possuem alto índice glicêmico em sua composição, portanto o chocolate é tão vilão quanto outros alimentos.

“Não há necessidade de exagerar porque temos chocolate disponível o ano inteiro. Sempre que comemos em excesso, sobrecarregamos nosso organismo e não faz sentido sobrecarregá-lo e depois tentar alguma solução milagrosa. Não existe detox pós-páscoa e o que precisamos é moderar nas comemorações e mudar nosso comportamento em relação às festividades. É a mesma coisa que encher um copo até derramar e depois ter que arrumar a bagunça. Não seria mais inteligente colocar a quantidade certa de líquido?”, reflete a nutricionista.

Se a verdade é que qualquer alimento gorduroso ou ultraprocessado pode causar acne, dependendo do tipo de alimentação, nossa pele está sempre exposta ao aparecimento de espinhas, e não apenas no período de Páscoa. A biomédica pós-graduada em Saúde Estética, Ana Clara Brathwaite, confirma que consumir alimentos com alta carga de índice glicêmico aumenta também a produção de sebo pela pele, fator que faz proliferar bactérias e causa a inflamação do folículo pilossebáceo, gerando as acnes inflamadas.

“Assim que a espinha surge, a maneira mais rápida para lidar com ela é usando um gel secativo para conter a inflamação. Esse é um tratamento paliativo, mas é como enxugar gelo porque tratar a inflamação nova é cuidar da consequência: a inflamação local. Mas, para tratar as causas da acne, é indicado buscar um especialista que possa prescrever produtos e ativos de acordo com o fototipo de pele de cada pessoa e isso exige conhecimento de ativos e riscos”, diz Ana Clara.

Peeling e microagulhamento: vantagens dos tratamentos feitos no consultório

Os tratamentos feitos no consultório seguem a mesma base de ativos, mas são mais concentrados, o que pode apresentar resultados mais rápidos. Segundo Ana Clara, o microagulhamento e a combinação de ácidos para fazer peeling químico são duas opções ótimas para tratar a acne. No caso do microagulhamento, os furinhos ajudam na produção de colágeno e, ao mesmo tempo, deposita ativos na pele.

“Para os peelings, gosto de misturar alguns como salicílico, mandélico e retinóico e sempre uso ativos reguladores de oleosidade e que sejam bactericidas também. Além disso, uma pele bem hidratada terá uma regulação de oleosidade mais fácil porque ela estará equilibrada. Então, posso usar um skinbooster, ou seja, uma hidratação injetável com ácido hialurônico para auxiliar nesse tratamento”, explica a biomédica.

No caso de cicatrizes mais profundas, é preciso produzir colágeno na região para trabalhar a cicatriz e melhorar o aspecto dela. Já as manchas, que surgem por hiperpigmentação pós-inflamatória, podem ser clareadas. Ambos os tratamentos podem ser feitos com ativos que estimulam a produção de colágeno e melhora das manchas, então é possível associar os dois.

Passos para manter a saúde da pele com skin care e nutrição adequados

1- Limpar a pele todos os dias de manhã e à noite cm produtos bactericidas e que regulem a oleosidade, sempre prescritos por especialista da área

2- Hidratar a pele de maneira suficiente com produtos como o ácido hialurônico, optando pela composição em gel por ser mais “leve”

3- Proteger a pele todos os dias com protetor solar livre de óleo e que tenha a capacidade de regular a oleosidade da pele ao longo do dia, reaplicando a cada três horas

4- Evitar chocolate branco que é composto apenas por gordura e açúcar e não tem cacau

5- Consumir chocolates mais amargos e com composição de cacau acima de 50%.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.