terça-feira, 28 maio, 2024
terça-feira, 28 maio, 2024

Cinco dicas para aproveitar a Páscoa sem deixar a saúde bucal de lado

Em

Quando a Páscoa chega, os ovos de chocolates invadem as prateleiras dos supermercados. Para muitos chocólatras, esse é o grande momento para aumentar o consumo de doces. No entanto, é preciso estar atento, pois o excesso de chocolate pode afetar a saúde bucal, principalmente das crianças. O açúcar é tentador, mas se for consumido de forma exagerada, torna-se um grande “vilão”.

“As bactérias naturalmente presentes em nossa boca decompõem os resíduos dos alimentos e também do açúcar, liberando um ácido, que é responsável pela desmineralização dos dentes e pelo aparecimento das cáries”, diz Edmilson Pelarigo, Diretor Clínico da OrthoDontic, maior rede de clínicas de ortodontia do País. A higienização incorreta é um dos fatores que acentua este processo. Para quem quer celebrar a data sem peso na consciência, o especialista preparou cinco dicas essenciais para cuidar da saúde bucal sem deixar de apreciar os tradicionais ovos de Páscoa.

Higienização correta

Escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia é uma das principais recomendações dos especialistas. A escovação correta elimina o excesso de alimentos dos dentes, por isso é fundamental. É importante também ter o fio dental entre os itens essenciais, pois ele acaba chegando em locais em que a escova não alcança.

O doutor Edmilson ainda ressalta que a escovação noturna é uma das mais importantes. “Durante a noite, há uma diminuição da salivação, o que favorece a incidência das cáries”, explica o dentista.

Fique de olho nos horários 

Petiscar um chocolate durante o dia é bem prazeroso, mas tome cuidado. O especialista explica que, muitas vezes, nos esquecemos de escovar os dentes, porque comemos doces em horários distantes das nossas refeições diárias. Uma dica importante é deixar para comer o ovo, por exemplo, como uma sobremesa, após o almoço ou o jantar. Assim, a pessoa já aproveita o momento para fazer a escovação.

Escovação lúdica 

No caso das crianças, o grande desafio é incentivá-las a cuidar da saúde bucal e não deixar a atividade com a fama de chata. “Apostar em elementos lúdicos é um caminho. Hoje, há várias escovas de super-heróis ou de outros personagens, além das pastas de dentes especiais para a criançada, que podem ajudar a tornar esse hábito prazeroso”, diz.

Cuidado com os dentes de leite 

O descuido com a escovação das crianças pode acarretar problemas sérios. Segundo Pelarigo, os dentes de leite são mais suscetíveis ao processo de cárie e a falta de cuidados pode causar danos que, muitas vezes, não podem ser reparados pelos os dentistas. “Perder um dente de leite é muito complicado, porque eles são responsáveis por manter o espaço até o nascimento dos dentes permanentes. A perda de um dente de leite pode mudar toda a estrutura da arcada dentária da criança.”, explica o dentista.

Marque consultas frequentemente

Na Páscoa, acende uma preocupação maior com os doces. No entanto, os cuidados não devem ser somente nesses momentos. Para Pelarigo, as pessoas vão pouco aos consultórios odontológicos, ao menos que tenham um problema muito sério. Mas o recomendado é fazer pelo menos uma visita ao dentista a cada seis meses. “O hábito de marcar consultas regularmente previne problemas para a saúde e que podem doer no bolso no futuro”, diz.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.