quinta-feira, 2 maio, 2024
quinta-feira, 2 maio, 2024

Coleção Ritmos do Brasil apresenta a história da música brasileira para crianças

Em

O ano começou bem do lado de cá do Equador. Ok, vamos deixar a ômicron de lado e focar na ótima série documental O canto livre de Nara Leão. Nara completaria 80 anos em 19 de janeiro deste ano e não poderia ter presente melhor do que este oferecido pela Globoplay. Dirigida por Renato Terra, a série aborda a trajetória profissional — e pessoal — da cantora, rotulada desde sempre como “a musa da bossa nova”. Para quem viu e gostou (ou mesmo para quem não viu) uma dica: divida esta e outras histórias com seus filhos.

Foi o desejo de contar a história da música brasileira para crianças que impulsionou os jornalistas Carla Gullo e Camilo Vannuchi e a cantora e historiadora Rita Gullo a escreverem os livros que fazem parte da série Ritmos do Brasil. Lançados pela editora Moderna em anos subsequentes desde 2016, as obras se dividem em quatro momentos:

– Samba e Bossa Nova

– Choro e Música Caipira

– Jovem Guarda e Tropicália

– Carnaval

Os livros são direcionados a crianças a partir de 9 anos e têm linguagem fácil e divertida. Fica fácil para crianças, jovens e adultos entenderem por que as escolas de samba ganharam este nome, de onde vem a ala das baianas, os bumbos, as máscaras. Por que bossa nova ganhou este nome e de onde vem o samba. “Leituras como essas são importantes para que nossa história não se perca. As músicas, as festas e as manifestações populares são muito ricas no Brasil. Revisitar a história é uma maneira de homenageá-las e de valorizar nossas origens”, diz Rita Gullo.

Sobre os autores

Carla Gullo

Apaixonada por música e filha de cantora lírica, Carla Gullo é jornalista e já trabalhou em publicações como IstoÉ, O Globo, Época São Paulo, Boa Forma e Marie Claire. Atualmente tem sua própria agência de comunicação, a Circular.

Rita Gullo

Cantora, atriz e historiadora, Rita Gullo começou a estudar música muito cedo, aos 8 anos de idade. Lançou seu primeiro disco, “Rita Gullo”, em 2011, e, em 2013 lançou, em parceira com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, um CD que acompanha o livro “Solidão no Fundo da Agulha”.

Camilo Vannuchi

Jornalista, Camilo Vannuchi sempre teve contato com a música. Ainda criança aprendeu a tocar violão e começou a compor suas próprias letras. Teve influências de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.