segunda-feira, 29 abril, 2024
segunda-feira, 29 abril, 2024

Coletivo de teatro promove oficinas gratuitas e online

Em

Estão abertas até sexta-feita (08/04) as inscrições para o Combo de Oficinas, projeto organizado pelo Coletivo Experimental de Teatralidades (CETA). A programação on-line, que ocorre de 09 a 12 de abril, gratuitamente, une as oficinas “Teatral Media” e “Storyboard para teatro lambe-lambe”. As inscrições podem ser feitas pelo site cetaemcena.com.br/oficinas.

Contempladas com o Prêmio Manaus Zezinho Corrêa, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), as oficinas visam atender necessidades distintas. “Teatral Media” é voltada para a parte de produção cultural, introduzindo mecanismos de gerenciamento de mídias sociais para projetos teatrais. Ela vai acontecer nos dias 09 e 10 de abril, das 14h às 17h (Horário de Manaus). Já em 11 e 12 de abril, das 15h às 17h (Horário de Manaus), a “Oficina de Storyboard para teatro lambe-lambe” irá trabalhar um método de criação de dramaturgias comumente usado em peças de teatro em miniatura, também conhecido no Brasil como teatro lambe-lambe.

A produtora do projeto, Stephane Bacelar, explica que o Combo de Oficinas é resultado das pesquisas que o CETA desenvolveu ao longo dos últimos três anos. “Nosso coletivo está ativo desde 2019 e além de atuarmos nas peças, tivemos que aprender a produzir todo o processo teatral, que vai da idealização de uma proposta à divulgação dela posteriormente. Com o Combo, queremos gerar uma troca de conhecimento com quem vem nos acompanhando e com quem queira entender os nossos métodos de criação”, contou a artista.

Bastidores

Nos últimos dois anos, o CETA se dedicou ao estudo do teatro de formas animadas, produzindo o projeto “O Lado de Dentro”, onde puderam realizar peças virtuais de teatro lambe-lambe, linguagem criada no Brasil, nos anos 1980, na Bahia. Com a produção dos espetáculos, os integrantes sentiram a necessidade de expandir a linguagem, criando assim uma Mostra dedicada a bonequeiros da região Norte do Brasil, além de oficinas.

“Esse é um grande momento para o coletivo. Sabemos como está sendo difícil produzir arte no nosso país. Os artistas carecem de iniciativas públicas que visem a estabilização do setor cultural. O nosso projeto quer alcançar artistas. Sabemos que muitos atuam sozinhos, sem equipe, às vezes não possuem formação técnica porque isso não é algo de fácil acesso. Então é dessa forma que o Combo de Oficinas pretende contribuir, proporcionando conhecimento e experiência, acrescentou Stephane, que divide a produção com Victor Lucas Oliver, Karine Magalhães e Iris Brasil.

No final de cada oficina, um certificado de participação será entregue aos participantes. Mais informações podem ser encontradas em cetaemcena.com.br/oficinas ou nas redes sociais oficiais do coletivo @CETAemCena.

Serviço

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.