sexta-feira, 26 abril, 2024
sexta-feira, 26 abril, 2024

Com pandemia, medicamentos para ajudar no sono apresentam alta

Em

O cenário de pandemia enfrentado pela população afetou hábitos cotidianos e contribuiu para que a rotina dos brasileiros fosse alterada, o que resultou em aumento na procura por medicamentos para tentar manter os horários de acordar e dormir. Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, durante o período de janeiro a outubro deste ano, medicamentos para o sono, denominados Hipnóticos Sedativos, cresceram 15% em faturamento, quando comparado com o mesmo período no ano passado.

Em uma análise mensal, entre os meses de julho, agosto e setembro de 2021, também em comparação com esse mesmo período em 2020, os medicamentos da classe cresceram 9% em faturamento. Enquanto em outubro deste ano, apesar de ser em menor escala, houve um crescimento de 5%, se comparado ao mesmo mês no ano passado. No top 3 dos meses em que a população apresentou maior índice de compra desses medicamentos, julho desponta em primeiro lugar, sendo responsável por 11,5% do faturamento das farmácias. março aparece em segundo, com 10,9%, seguido de junho e agosto, que representam 10,4% cada.

Ao avaliar os resultados nacionalmente, São Paulo foi o campeão de vendas em medicamentos Hipnóticos Sedativos, representando 24,9% do faturamento da categoria. Em seguida, Minas Gerais com 11,9%, Rio de Janeiro com 9,2%, Paraná com 7,7% e, por último, o Rio Grande do Sul, que aparece com 6,3%. Por região, o Sudeste é o local com maior número de compras, com 47,7% do faturamento de medicamentos da categoria. O Sul aparece em segundo lugar com 19,3%, seguido do Nordeste com 17,3%, Centro-Oeste com 10,4% e, em último lugar, a região norte com 5,3%. Vale ressaltar que esses medicamentos podem necessitar de prescrição ou serem isentos.

“É notável que a pandemia do coronavírus teve efeitos nocivos na saúde dos brasileiros, inclusive, na saúde do sono. O repouso é um elemento muito importante e auxilia na redução do estresse, prevenção de doenças e, claro, melhora a qualidade de vida. No entanto, o uso indevido de medicamentos para corrigir a disfunção durante o sono, como a insônia, pode agravar o problema e afetar ainda mais a saúde do indivíduo. Por isso, é importante consultar um médico e passar por acompanhamento durante o tratamento”, comenta Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.