sábado, 27 abril, 2024
sábado, 27 abril, 2024

Complexo turístico da Ponta Negra terá nova comissão de administração

Em

“Estamos aproveitando o momento de reformulação da comissão para atuar nas diretrizes do prefeito David Almeida, de forma que se possa oferecer melhores serviços, atendimento, com maior organização e manutenção de tão importante espaço da nossa cidade. O trabalho envolve ainda o atendimento aos permissionários do espaço e orientação no calçadão e atividades na praia”, explica o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

O Implurb é gestor do complexo, e a comissão tem como coordenador o administrador Carlos Alberto da Costa Maciel e como subcoordenador o também administrador Alfredo César Soares de Freitas, sendo composta por 23 membros. O grupo se reveza em dois turnos, todos os dias da semana.

Os trabalhos da comissão se somam aos projetos já anunciados para o espaço, como o da revitalização do antigo Local Casa de Praia. “É um lugar estratégico e está abandonado há anos, mas agora será recuperado e poderá oferecer mais vida, mais negócios e mais história, tendo um mix de opções para a população”, disse Claudemir Andrade, lembrando que a demanda é com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Obra

Com 1.650 metros quadrados, a revitalização do antigo Local Casa de Praia, cercado por um calçadão de pedras portuguesas com desenhos e mosaicos, semelhantes aos que foram usados pelo paisagista Burle Max, receberá intervenções dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.

“A revitalização vai transformar a área degradada e abandonada em um espaço mutigeracional, para todas as idades, tendo como diferencial sua visão de paisagem natural, contemplando o rio. Ali teremos uma central de artesanato, área de duty free, praça de alimentação, espaço para shows e playground. Ele é um exemplo da biofilia, algo cognitivo para o ser humano”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O espaço terá ainda mesas em áreas arborizadas, um restaurante e uma passarela mirante da praia.

Funcionamento

A Prefeitura de Manaus liberou o funcionamento da praia de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h, exceto finais de semana, feriados e pontos facultativos, ainda em razão da prevenção contra a Covid-19. A comissão ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

Além do horário indicado para banho – até 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.