quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

Comunidade In Set realiza 2ª mostra de cinema com obras de alunos, em Manaus

Em

O projeto “Comunidade In Set – Novas Histórias” realiza, nesta quinta-feira (21), a 2ª mostra de cinema gratuita com as obras produzidas pelos alunos durante o curso realizado em Manaus.

A programação, que contará com exibição de mais de 10 curtas-metragens, sendo seis inéditos, será realizada a partir das 19h, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Cachoeirinha, ao lado do Terminal 2 (T2).

O Comunidade In Set conta com apoio do edital Manaus Faz Cultura, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante.

Cinema na comunidade

Segundo o coordenador do projeto, o cineasta e produtor cultural, Bruno Pereira, a edição 2023 do Comunidade In Set é sucesso, tanto pela quantidade de inscritos, que triplicou, quanto pelo impacto social.

“O projeto tem um impacto gigantesco dentro do contexto social, cultural e econômico das periferias na qual ele chega. Na segunda edição, os números dobraram, triplicaram, tivemos recordes de inscritos, recordes de pessoas alcançadas de forma direta, e indiretamente, e aí a gente já passa de uma mil pessoas alcançadas”, comemora.

Mais que números, Bruno reforça o poder de transformação da arte e de que forma os participantes foram alcançados e inseridos no contexto da produção audiovisual local.

“O que mais nos interessa é que o projeto tocou profundamente no coração dos alunos, teve gente que se descobriu enquanto artista, vai querer levar isso para a vida. Houve uma identificação muito grande dos alunos, e aí quando o fomento, ele chega na mão do artista, esse fomento, ele se distribui de forma a impactar na vida das pessoas”, ressaltou Bruno.

Eu artista

Participando pela segunda vez do projeto, o professor de lutas, Rodrigo Sousa, que dirigiu o curta “Eterna” e atuou em outros quatro projetos, é um dos impactados pelo Comunidade In Set. O artista reforça a importância da ação na comunidade.

“As aulas foram muito boas, pois conseguiram aliar a parte técnica com a parte prática em cada aula, foram as dinâmicas que nos deixavam mais à vontade e faziam a turma se integrar mais. Procurei aproveitar cada setor na produção dos curtas, seja captação de som, produção, na interpretação, onde fiz alguns personagens bens diferentes, e pude também dirigir meu primeiro filme”, destacou.

Para o estudante de publicidade, Juan Severiche, que se descobriu a artista, a edição “Novas Histórias” marcou a sua vida e abriu um leque de possibilidades profissionais e pessoais.

“Participar do projeto e ter aula com profissionais de tanto renome da nossa região foi uma experiência muito incrível. E, além disso, a gente também poder criar, escrever, produzir, dirigir os nossos próprios curtas, fez com que a gente olhasse a arte e o audiovisual de uma outra forma. Então, eu também estou muito ansioso para a Mostra de Curtas”, contou.

Sinopse dos filmes

É HORA DE IR
Jean (Vanessa Leona) é um jovem cansado de sua rotina que depois de um dia estressante no trabalho e faculdade resolve ir embora da cidade, porém acaba perdendo seu ônibus de fuga e encontra a moradora de rua Nadine (Bea França) que o faz repensar sua vida.

A BELEZA DA BORBOLETA
Jessica acredita ter tirado a sorte grande quando começa a se envolver com Erick, um empresário rico e sedutor, mas casado. O que ela nunca imaginou foram as consequências que sofreria por viver um romance proibido.

O VELÓRIO
Quatro mulheres lidam com as dúvidas sobre o futuro, as dores e a tristeza após a matriarca da sua família ter ido embora, como vão conseguir força para seguir em frente? Qual será o novo papel que vão adquirir?

ETERNA
Matias (Thiago Jesus) chega para terminar uma partida de dominó enquanto discute com Camila (Ivana Lopes), que se vê envolta de lembranças, os termos de um acordo a muito tempo firmado.

PEQUEI, SENHOR
Certo dia, a vida de um padre muda quando ele recebe no confessionário um assassino e, horas mais tarde, o pai da vítima. E então sua fé e sua moral serão testadas à toda prova.

SIM, ARMÁRIO
Um Armário precisa ser aberto. Mas, há segredos que chaves não revelam.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.