Professores e alunos da rede estadual podem se inscrever no concurso literário nacional “Releituras da Memória”, iniciativa que busca incentivar a leitura e lançar novos olhares para as identidades negras e indígenas, além de exercitar a empatia, o diálogo e a resolução de conflitos e cooperação, com acolhimento e valorização da diversidade.
O projeto é promovido pela plataforma Árvore Livros e acontecerá de forma híbrida com atividades que podem ser feitas exclusivamente de maneira on-line ou em outros espaços educativos. As escolas ou secretarias de Educação interessadas em participar devem fazer a pré-inscrição, mediante preenchimento de formulário, no site https://www.arvore.com.br/releituras, até o dia 12 de abril.
Para concorrer às premiações, pelo menos 50% dos alunos das turmas participantes devem ter lido um livro na plataforma Árvore Livros, até o dia 14 de maio de 2021, quando se encerra o concurso.
Cada colégio pode inscrever até três turmas, que devem ser dos ensinos Fundamental (Anos Iniciais e Finais) ou Médio. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente por um gestor da instituição de ensino.
Trabalhos
As escolas interessadas deverão desenvolver os seguintes trabalhos: Anos Iniciais do Ensino Fundamental devem produzir um vídeo de reconto, com duração máxima de cinco minutos; candidatos dos Anos Finais devem fazer uma fanfic em HQ (História em Quadrinhos); e os alunos do Ensino Médio precisam enviar um vídeo com declamação de poesia (estilo SLAM) de, no máximo, três minutos.
Cadastro
Escolas não inseridas na plataforma Árvore Livros devem cadastrar os professores e alunos participantes. Para isso, devem ter consigo as seguintes informações: nome das turmas, nome e e-mail válido dos professores responsáveis pelas turmas no concurso e nome dos alunos divididos por turma participante.
As turmas das escolas selecionadas participarão de atividades de leitura com práticas a partir de guias e materiais exclusivos elaborados pela equipe de especialistas do streaming de livros.
Premiação
Ao final do concurso, serão premiados três turmas e três professores. O resultado será divulgado no dia 4 de junho. Cada turma vencedora será contemplada com a participação em um bate-papo on-line exclusivo com autores do acervo do concurso. Os professores vencedores ganharão um kit de gravação audiovisual, composto por um notebook e itens como tripé e luz, entre outros. Todos os integrantes do concurso participarão de uma live especial que apresentará os trabalhos vencedores.