quinta-feira, 25 abril, 2024
quinta-feira, 25 abril, 2024

Confira um resumo com os destaques do 55º Festival Folclórico de Parintins

Em

Com um público estimado em mais de 50 mil pessoas nas três noites (24, 25 e 26 de junho), a 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins chegou ao fim na última segunda-feira (27) com a vitória do boi-bumbá Caprichoso, que com 1.259,3 pontos superou o Garantido (1.258,5 pontos) e levou para casa o seu 24º título.

O festival, que não contava com a presença do público desde 2019 por conta da pandemia, lotou e emocionou a todos que puderam acompanhar de perto a festa na arena. Na matéria a seguir você confere um resumo com os melhores destaques desta edição, que promete ficar gravada como uma das maiores que a ilha da magia já presenciou.

Abertura do festival

O boi-bumbá Garantido abriu a primeira noite e levou a galera vermelha e branca ao delírio e celebrando a diversidade dos povos indígenas. O apresentador Israel Paulain iniciou a tradicional contagem do boi vermelho e branco, que ocorre desde a década de 1970, lembrando as vítimas da Covid-19. A apresentação teve como tema “Amazônia do Povo Vermelho” e reforçou a defesa dos povos indígenas. O Garantido também levantou a bandeira do empoderamento da mulher levando, pela primeira vez, tuxauas mulheres para a arena do Bumbódromo.

O boi-bumbá Caprichoso fechou a primeira noite com o subtema “Amazônia-Floresta: o grito da vida”, que compõe o espetáculo “Amazônia Nossa Luta em Poesia”. Na primeira noite, um dos pontos altos da apresentação foi o ritual indígena Tuparí, que trouxe o pajé Erick Beltrão. O parintinense – um dos estreantes no Festival Folclórico pelo lado azul – era um dos itens individuais mais aguardados pelos torcedores do Caprichoso.

Famosos comparecem

Não é de hoje que o festival de Parintins encanta o Brasil e o mundo. Nesta edição, como de costume, não poderiam faltar os famosos, os influencers, os convidados especiais e outros nomes ilustres nos camarotes badalados do evento, como as atrizes Deborah Secco e Sheron Menezzes, as apresentadoras Ana Clara e Vivian Amorim, o colunista Léo Dias, os ex-BBBs Rodrigo Mussi, Gabi Martins, Natália Deodato e Viny, além da querida Ruivinha de Marte e de David Brazil, entre muitos outros.

Segunda noite

O boi-bumbá Caprichoso foi o primeiro a se apresentar na segunda noite. Na arena, o Touro Negro desenvolveu o subtema “Amazônia-Aldeia: o brado do povo” e retratou a pluralidade e resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Celebrando a negritude e o combate ao racismo, o boi-bumbá Garantido fechou a segunda noite do 55° Festival de Parintins. A cantora Márcia Siqueira, uma das levantadoras do boi do povão, falou da emoção de homenagear a cultura afro e tudo que ela representa para o Brasil e para a Amazônia.

Encerramento

Já na última noite, foi a vez do bumbá vermelho e branco abrir a festa na arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. O boi do povão, como é carinhosamente chamado, apresentou o tema Amazônia do Povo Vermelho, homenageando aqueles que lutaram pela Amazônia ao longo dos anos. A expectativa por parte de seus foliões era que ele ganhasse o bicampeonato.
Fechando o festival deste ano, o boi negro da estrela na testa trouxe o subtema “Amazônia-Festeira: o clamor da cura”, no qual mostrou suas raízes identitárias e homenageou o fundador, Roque Cid.

Para colocar o boi na arena, o Caprichoso contou com uma operação logística que envolveu dois guindastes, um de 80 toneladas e outro de 500 toneladas; além de dois caminhões munck, três empilhadeiras e dois caminhões de transporte de tropa, para ajudar na montagem das estruturas. Ao todo, foram 17 alegorias construídas por 11 equipes de artistas, para as três noites de apresentação.

Baixas no vermelho

Infelizmente, a 55ª edição do Festival de Parintins foi marcada por desistências por parte da equipe vermelha. David Assayag anunciou na segunda-feira (27) que não é mais o levantador de toadas do Boi Garantido. A informação foi publicada por ele nas suas redes sociais, com uma mensagem de despedida.

David deixa o bumbá vermelho apenas um dia após Sebastião Júnior, também levantador de toadas, ter anunciado sua saída. Além dos dois, o diretor musical Leonardo Pantoja, o levantador de toadas Edilson Santana e Rogely Ferreira Patrocinio, que interpretava Catirina, deixaram o boi vermelho momentos antes de o concorrente, o boi Caprichoso ser declarado campeão.

Vitória do azul

Além de levar seu 24º título para casa, o Caprichoso também ganhou o troféu de “Melhor Galera do Festival” e foi o vencedor ambiental do ano. O título faz parte do “Recicla, Galera”, ação promovida pelo Governo do Amazonas junto à Coca-Cola Brasil.

A ação ‘Recicla, Galera’ promoveu durante as três noites do Festival uma disputa entre os itens 19 dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente. A ação buscou engajar as galeras para destinarem de forma correta os resíduos recicláveis gerados dentro do Bumbódromo.

Como premiação, o Caprichoso levou o troféu de campeão Ambiental do Festival e um prêmio de R$20 mil para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.