sexta-feira, 17 maio, 2024
sexta-feira, 17 maio, 2024

Conheça François Schmitt, o chef responsável pelas delícias do Camarada Camarão

Em

Dando continuidade ao seu plano de expansão, o Camarada Camarão inaugura em outubro a sua segunda unidade no Norte do País, em Manaus. O cardápio é assinado pelo chef executivo do grupo, o francês François Schmitt, que mora no Brasil há 25 anos e desde 2011 é exclusivo da rede pernambucana. O menu é estrelado pelo crustáceo que dá nome a rede, em suas mais variadas versões.

Apesar de levar o nome do crustáceo, o cardápio também leva outros insumos deliciosos, abrindo espaço para peixes, carnes, frangos, massas, saladas, hambúrgueres e sobremesas. Há ainda uma carta diversificada de bebidas, com rótulos nacionais e internacionais. Na entrevista a seguir, Schmitt conta um pouco sobre suas origens francesas, sua relação com a culinária amazônica e como o Camarada Camarão é um reflexo de toda essa mistura abrasileirada.

Como você definiria o cardápio do Camarada Camarão?

O cardápio do Camarada Camarão é um cardápio amplo, no qual nosso carro chefe é o camarão e os frutos do mar. Ele oferece desde petiscos a pratos mais elaborados, que vão desde os clássicos da gastronomia brasileira, como moquecas, bobó e moranga recheada, até pratos da culinária internacional, como gratinados, risotos e massas. Tudo preparado com ingredientes selecionados e técnicas apuradas, além de serem servidos em porções generosas.

O fato de você ser um chef francês influenciou no processo de construção desse cardápio? Você traz elementos de suas origens para essa mistura brasileira?

No cardápio do Camarada Camarão trago as minhas raízes francesas especialmente no rigor quanto à escolha dos melhores produtos e nas técnicas usadas para o preparo dos nossos pratos. Minha paixão pelo Brasil e sua riqueza de produtos forma uma mistura deliciosa que sem dúvida cairá no gosto dos manauaras.

O camarão é a grande estrela do restaurante, mas quais são os outros destaques? Pretende trabalhar com materiais da nossa região amazônica?

Sim, o nosso camarão é realmente diferenciado tanto no sabor, quanto no tamanho, mas também temos peixes deliciosos, como o Sirigado, o rei dos peixes do nordeste, temos lagostas pescadas no litoral do Ceará, também temos polvo e muito mais. Enfim, o melhor que o mar tem para oferecer. Claro que não deixamos de lado nossos camaradas carnívoros, oferecendo deliciosos pratos com filé e carne de sol.

Aqui em Manaus estaremos incluindo o Pirarucu ao nosso cardápio e estaremos sempre de olho nos produtos incríveis que a cidade tem para oferecer. Tivemos, inclusive, há dois meses atrás um festival baseado nesses sabor maravilhosos que a Amazônia tem para oferecer ao mundo.

Essa será a sua primeira vez aqui em Manaus ou você já teve contato com a culinária daqui? Se sim, o que achou e do que mais gostou?

Tive sim a oportunidade de vir a Manaus algumas vezes, conhecer os produtos, restaurantes e chefs da cidade. Os produtos que gostei são inúmeros, desde os peixes pirarucu e tambaqui, passando pela castanha, pelas farinhas e pelo cacau nativo, que inclusive já incluímos em nosso cardápio. Não tem como não se apaixonar por um lugar que tem tanto para oferecer e descobrir em termos de sabor.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.