sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Corpo de Dança do Amazonas inicia turnê nacional exaltando a dança contemporânea com DNA amazônico

Em

Aos 25 anos de atuação, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) acumula premiações, se destacando no cenário da dança contemporânea em palcos no Brasil e no exterior. A companhia estatal inicia nova turnê, nesta quinta-feira (15/02), passando pelas cidades de Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Curitiba (PR).

O elenco amazonense vai encenar os espetáculos “Rios Voadores”, de Rosa Antuña; “TA – Sobre ser grande”, de Mário Nascimento e “Caput – Art 5”, de Jorge Garcia, os quais foram selecionados no Edital Programa de Ocupação Caixa Cultural 2023/2024.

Para o diretor artístico do CDA, Mário Nascimento, a seleção das montagens reflete a importância da mensagem transmitida pela companhia, no sentido de abordar pautas em cena, que vão além da cultura do estado, revelando as potencialidades do Amazonas.

Fotos: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“São vários prêmios conquistados pelo CDA nesses 25 anos, que refletem não só a excelência com foco no trabalho artístico, mas sim de cunho social, de difusão da cultura amazonense, de cunho político que procuro trazer a temática que envolve a Amazônia, a cultura dos povos originários, que são os legítimos protetores da floresta”, afirma Mário Nascimento.

“O CDA é muito importante porque fala sobre nós, não de maneira estereotipada. O Norte é um polo cultural, temos o Teatro Amazonas, um dos teatros mais bonitos do mundo, temos o Festival de Ópera, de Jazz, o Festival Folclórico de Parintins, enfim, com a floresta, com os povos originários, existe uma vida fervilhante na capital”, acrescenta o diretor.

Ainda de acordo com Mário Nascimento, a musicalidade latente do Amazonas é uma característica singular da companhia. “Considero o corpo de dança, verdadeiramente contemporâneo. Os bailarinos têm uma maneira de dançar e encontram muita facilidade, por conta da musicalidade, do folclore que traz um movimento autêntico. Temos um elenco poderoso”, revela o diretor, que há quatro anos assumiu a gestão do corpo artístico, trazendo na bagagem trabalhos em grandes companhias nacionais e internacionais.

Fotos: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

DNA amazônico

Um exemplo da versatilidade dos bailarinos do CDA, pode ser confirmado com a performance apoteótica de Cléia Santos, na comissão de frente da Acadêmicos do Salgueiro, no Carnaval do Rio de Janeiro. Ocupando posição de destaque, a bailarina amazonense representou os povos Yanomami. Ainda em êxtase da apresentação, ela reconhece a importância do corpo artístico. “Fazer parte do CDA é um prazer, é um privilégio. Enquanto bailarina, dançar com artistas que estão até hoje e que assisti lá no primeiro espetáculo é de uma grandiosidade muito forte. O CDA tem influência na minha trajetória desde os princípios. Quando pude assisti-los no palco do Teatro Amazonas, comecei, de fato, a querer seguir carreira de bailarina”, revela Cléia.

O Corpo de Dança do Amazonas é um dos sete corpos artísticos do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. São 24 bailarinos, sendo 95% do elenco formado por amazonenses.

Para o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, o CDA é um espaço de valorização da arte e fomento profissional. “O Amazonas é um dos poucos estados que concentra sete corpos artísticos de diferentes segmentos, da música, canto e dança. Esse conjunto encorpado de artistas talentosos, que recebe o incentivo do governo, é o resultado de um trabalho prioritário de atenção às artes e de difusão da cultura”, finaliza o secretário.

Agenda Ocupação Caixa Cultural

Caixa Cultural Fortaleza
Rios Voadores
15 e 16/02, às 20h

TA – Sobre ser grande
17/02, às 20h
18/02, às 19h

Caixa Cultural Brasília
Rios Voadores
23/02, às 20h

TA – Sobre ser grande
24/02, às 20h
25/02, às 10h

Caixa Cultural Curitiba
Rios Voadores
29/02 e 01/03, às 20h

Caput – Art. 5
02/03, às 20h
03/03, às 19h

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.