Impulsionadas pelo verão, as famosas promessas de um estilo de vida mais saudável tomam conta do pensamento das pessoas e das rodas de conversas entre amigos e familiares, seja pelo bem-estar ou por motivos estéticos. Afinal, o calor da estação favorece os momentos na praia e na piscina, ocasiões que deixam o corpo em evidência. Para quem deseja turbinar a beleza já no início do ano, especialistas indicam procedimentos que entregam resultados rápidos e garantem benefícios que vão além da estética. Vamos à lista?!
Rosto: lifting sem cirurgia
Os fios de PDO (ou polidioxanona) são conhecidos pela função rejuvenescedora, proporcionando melhorias na textura e na elasticidade da pele, além de estimular a produção de colágeno. A técnica funciona como uma espécie de lifting repaginado e menos invasivo, com duas etapas. O primeiro passo é a própria inserção do fio, que promove uma tração mecânica e, como resultado, gera sustentação e ameniza a flacidez dos tecidos. Em seguida, a liberação da substância pelo PDO gera um efeito revitalizante, pois estimula as células indutoras de colágeno.
“A combinação de fios com diversas características amplia os resultados em tratamentos de melhora de rugas e sulcos, definição do contorno da face, tratamento de estrias e celulites, correção de irregularidades da pele pós lipoaspiração, redução de flacidez etc”, explica o cirurgião plástico Dr. Lucho Montellano, membro da SBCP e pós-graduado em Cirurgia Plástica pelo Instituto Ivo Pitanguy (PUC-RJ). “A degradação do fio depende da reação de cada paciente, mas geralmente acontece entre o sexto e oitavo mês. Já o efeito lifting pode durar até dois anos devido às novas fibras de colágeno”, complementa.
Pescoço e colo: preenchimento, bioestimulador de colágeno e ultrassom
O pescoço e o colo são duas regiões muitas vezes esquecidas na hora dos cuidados diários com a pele. Exposição solar frequente é um dos fatores que contribuem com o envelhecimento da região, com rugas e flacidez, assim como uso excessivo do celular. “No pescoço também existe o estresse mecânico, quando olhamos muito para baixo; é o que chamamos de ‘tech neck’, o ‘pescoço tecnológico’. Com o olhar para o tablet e celular, tudo para baixo, a gente acaba formando mais rugas, que são aquelas horizontais chamadas de colares de Vênus”, afirma Ana Magella, dermatologista da Clínica Corporeum.
A lista de procedimentos para manter o pescoço com a aparência desejada inclui preenchimento com ácido hialurônico para tratar as linhas horizontais, com duração de um ano. Há também os bioestimuladores de colágeno, que tratam a flacidez, e tratamentos que reduzem a camada de gordura como o ultrassom micro e macrofocado. Este último procedimento também induz a síntese de colágeno na região, com destaque por ser minimamente invasivo e melhorar a sustentação muscular.
Abdômen, costas e pernas: Mesoterapia
Eliminar aquela gordura que “insiste” em se acumular em determinadas partes do nosso corpo é um desafio e tanto, fazendo com que muitas pessoas recorram ao uso de cintas modeladoras ou gel redutor. Não à toa, os tratamentos para gordura localizada estão entre os procedimentos estéticos mais buscados, como a mesoterapia, eleita por vários anos como o melhor tratamento para esta finalidade. Além de não ser invasiva, a mesoterapia combate a celulite por meio de aplicações de L-carnitina e silício orgânico, antioxidantes que ajudam a melhorar a aparência cutânea ao eliminar toxinas que agem na pele.
Bumbum: Max Glúteo
O segredo para “bumbum na nuca” que muitos desejam nesta época do ano pode ser atingido a partir do tratamento Max Glúteo, que garante um aumento na região de até 6 cm em 30 dias, com uma combinação de mais de 30 ativos. Entre eles, tecnologias e injetáveis, como bio-estimulador (Radiesse, Sculptra e Elleva), ácido hialurônico, aminoácidos, estimulação muscular, radiofrequência e velashape.
“O Max Glúteo é um tratamento poderoso e inovador protocolo corporal, preparado para atuar diretamente na região dos glúteos, com objetivo de volumizar os glúteos, eliminar as celulites e flacidez, melhorar a textura da pele, e ter efeito firmador e hidratante”, explica a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum, de Brasília. “O protocolo chega com uma proposta poderosa de ativos eficazes somados à técnica francesa de intradermoterapia, em busca de um glúteo mais harmônico.”
Coxas e panturrilhas: lifting e prótese
Uma das principais queixas relacionadas às coxas está ligada à flacidez e as celulites na região, mais do que o tamanho. O procedimento mais indicado para garantir uma textura lisa é o lifting de coxas. Segundo Lucho Montellano, a redução no excesso de pele e na gordura ajuda a harmonizar o contorno da região. Se, após o lifting, houver um incômodo com a proporção menor das panturrilhas em relação às coxas, a recomendação do profissional é a inserção da prótese de panturrilha.
Corpo inteiro: exercícios multiarticulares
Para garantir o corpo sarado, com perda de peso e músculos tonificados, o educador físico Carlos Botelho, coordenador da unidade Lago Sul da Bodytech Brasília, indica exercícios que movimentam mais de uma articulação, conhecidos como multiarticulares. “Além de serem mais seguros, principalmente para iniciantes, têm um gasto calórico maior”, afirma. Alguns exemplos de atividade são o agachamento búlgaro, corrida estacionária, polichinelo, agachamento no smith, levantamento terra e remada no aparelho. “Lembrando: não inicie nenhum exercício sem a orientação de um profissional habilitado”, alerta o coordenador.