sexta-feira, 19 abril, 2024
sexta-feira, 19 abril, 2024

Designer amazônida conquista passarelas do mundo e personalidades nacionais

Em

O designer amazônida Maurício Duarte tem conquistado cada vez mais espaço no universo da moda com suas criações que exaltam os povos originários e a ancestralidade. Recém chegado de Nova York (EUA), onde apresentou a coleção ‘Tramas’ durante a Semana do Clima, evento promovido anualmente naquela cidade, ele foi o responsável por assinar a chemise usada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante o Prêmio Geração Glamour 2023, ocorrido na última segunda-feira (09/10), em São Paulo.

“No desfile que fiz em Nova York, durante a Semana do Clima, tive o privilégio de ter a ministra (Sônia) como convidada. Lá, foi o nosso primeiro contato. Após o desfile, ela me procurou e me parabenizou pelo trabalho que venho fazendo na moda”, conta Duarte, ressaltando que, na última semana, recebeu a ligação da equipe da ministra pedindo que ele criasse algo para a premiação, em São Paulo.

Segundo Duarte, a criação escolhida por Sônia faz parte da coleção “Tramas”, apresentada por ele durante a São Paulo Fashion Week (SPFW), em maio deste ano. “Ela optou por uma chemise branca com 100% algodão brasileiro, e uma aplicação em fibras de tucum (espécie de palmeira) que foram feitas pelas mulheres da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN)”, revela ele, ressaltando que foi priorizado o conforto e, principalmente, as manualidades que representam a coleção.

Destaque

Com origem no povo indígena Kaixana, do Alto Solimões, o designer teve sua estreia na SPFW, em 2022, e desde então tem conquistado as passarelas e também personalidades como a médica e apresentadora, Thelminha; e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva. “Meu contato com a primeira-dama foi muito especial. A Vogue Brasil fez essa ponte, e nos conectou para que em algumas ocasiões da agenda que ela faria em Nova York, ela usasse looks da marca”, explica.

Janja, de forma antecipada, selecionou algumas peças e, durante a passagem de Duarte por Brasília, ele pode “tirar” as medidas e “entender melhor os looks que ela usaria”. “Para a minha alegria, a primeira-dama optou por um dos looks da coleção ‘Igarapé’, que nasceu de uma visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), no município de Manacapuru (AM), e que marcou minha estreia na SPFW”.

Ainda segundo o designer, esse está sendo um momento “muito especial”. “Poder alcançar lugares, conectar pessoas e contar histórias por atrás da moda, arte e do artesanato é fantástico. Acredito que quanto mais estivermos nos centros das discussões, falando sobre as nossas vivências, desafios e força para superar os obstáculos, cada vez mais poderemos ser ouvidos e levar oportunidades para nossos lugares. Poder representar o meu estado (Amazonas), minha profissão e tantas pessoas envolvidas nessa ideia, me enche de orgulho”, finaliza.

Ainda nesta quarta-feira (11/10), Duarte apresenta, em Brasília (DF), um desfile no Museu Nacional da República, mesmo espaço que estará a exposição da artista Daiara Tukano. Em seguida, ele retorna para São Paulo para atendimentos presenciais, além de participar de outros desfiles em capitais brasileiras e Europa.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.