quarta-feira, 15 maio, 2024
quarta-feira, 15 maio, 2024

Dia de higienizar as mãos: cuidado deve continuar além da pandemia

Em

Na quarta-feira (5), é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, uma data focada na prática dos profissionais de saúde, mas que, com a pandemia de Covid-19, acabou ganhando grande popularidade. A medida consegue evitar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 40% das doenças relacionadas à diarreia e 20% das respiratórias infecciosas.

“Gripe, resfriado, conjuntivites, hepatite A, infecções gastrointestinais, salmonela e até a Covid-19 podem ser evitadas pelo simples cuidado com a higienização das mãos”, informa Mayara Alves, biomédica e coordenadora técnica do Sabin Medicina Diagnóstica.

Atualmente, devido à pandemia do novo coronavírus, tem-se usado muito o álcool em gel 70% para a higienização das mãos, especialmente em ambientes hospitalares e comerciais, com grande movimentação de pessoas. No entanto, uma boa lavagem com água e sabão é suficiente para deixar as mãos livres de contaminantes. Também é importante ressaltar que não há limitação de vezes para se higienizar as mãos ao longo do dia. O cuidado depende da rotina de cada um.

“É preciso adaptar a higienização ao dia a dia de cada indivíduo. Por exemplo: foi ao banheiro? Lave as mãos. Vai almoçar? O mesmo procedimento. Trabalha com profissão que te expõe a outras pessoas, possibilitando contaminação? Higienização das mãos, sempre”, enfatiza a doutora Mayara Alves.

Cuidado além da pandemia

A biomédica lembra que é preciso manter o hábito de higienizar as mãos não só para se proteger da Covid-19, mas para evitar a contaminação de vários outros patógenos que podem comprometer a saúde.
“Logo, nossas mãos continuam a ser grandes vetores de transmissão. Daí a necessidade de higienizá-las sempre”, afirma a especialista.

Como lavar as mãos corretamente

A higienização das mãos está longe de ser apenas uma lavagem com água abundante por alguns segundos. Como o objetivo é eliminar germes e possíveis transmissores de doenças, o cuidado e a atenção precisam ser bem maiores.

“Existem produtos no mercado que possibilitam a correta higienização das mãos, no entanto, a água e o sabão já fazem um trabalho excelente. Esse conjunto é considerado padrão-ouro de limpeza”, afirma Mayara Alves.

Ela orienta que, para uma correta higienização, deve-se umedecer as duas mãos com água e sabão. Em seguida, esfregar as palmas uma na outra e lavar bem os punhos. Por último, deve-se focar nos dedos, inclusive embaixo das unhas. “Após seguir esses passos, pode enxaguar e ficar mais tranquilo. Suas mãos estarão limpas”.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.