sexta-feira, 10 maio, 2024
sexta-feira, 10 maio, 2024

Ellen Fernandes lança programa ‘Batelão da Amazônia’

Em

A cantora e compositora Ellen Fernandes, lança no próximo dia 13 de Dezembro (Segunda-Feira), às 20h00, o terceiro episódio do programa ‘Batelão da Amazônia’ que conta com a participação especial do poeta e músico Celdo Braga, natural do  município de Benjamin Constant, no Amazonas, membro da União Brasileira de Escritores, além de autor das obras poéticas: Cordel Verde, Entranhas do Mato, O Eco das Águas, Água e Farinha – publicadas em forma de livro, Canoa: música de popa, poesia de proa, Chamando o Vento, Natal na Floresta – em CDs, que registram as participações especiais de Thiago de Mello e Alcides Werk, todas abordando traços significativos da cultura amazônica, e fundador do Grupo Raízes Caboclas, projeto artístico-musical centrado na temática amazônica, do grupo Imbaúba e atualmente lidera o projeto artístico Gaponga.

Para assistir a estreia do 3. episódio, acesse: Ellen Fernandes – YouTube

Sobre o Batelão

O nome ‘Batelão da Amazônia’ faz alusão ao primeiro CD de Ellen, lançado em 2020, mas dessa vez,  trata-se de um projeto audiovisual independente, com três episódios, que foi gravado a bordo de um barco no encontro das águas, e conta com a participação de artistas conceituados no cenário cultural amazonense.

Sobre o Terceiro Episódio

No terceiro episódio, Celdo Braga, além de declamar uma de suas obras, também contará a história que marca o início da carreira da cantora Ellen Fernandes, que ainda quando criança, em meio a um show do Raízes Caboclas, desmaiou de emoção no Teatro Amazonas, e a partir daí Celdo a apadrinhou musicalmente.

Ainda neste episódio, Ellen adianta que o público poderá conferir “A menina e o poeta”, sua primeira composição em parceria com Celdo Braga, e arranjo musical de César Lima.

Inspiração

“O Programa Batelão da Amazônia foi pensado a partir do meu primeiro CD, que também leva esse nome. A ideia era poder materializar o barco, enquanto coletivo e como produção da Amazônia. Meu objetivo sempre foi contribuir para maior visibilidade dos artistas do norte do país.” Conta a cantora Ellen Fernandes.

Segundo Ellen Fernandes, o barco é metáfora da vida. A vida como uma grande viagem, que traz referências dos lugares que visitamos, dos lugares que vimos, e das pessoas que somaram, e muito, ao longo dos caminhos que nós percorremos. A inspiração vem muito dessa diversidade de saberes do nosso povo, dos nossos talentos e da nossa riqueza natural Amazônica.

“Gravar num barco fez um diferencial imenso nesse trabalho, pois nos proporcionou a atmosfera real do encontro das águas, que também simboliza o encontro das artes e a partilha presente nesse processo.” Declara a artista.

Episódios anteriores

Ep.1

O primeiro episódio,  lançado em outubro de 2021, foi dedicado à Cultura Popular e teve como convidado especial, o charanguista do Boi Caprichoso Arlen Barbosa. Ellen Fernandes e Arlen Barbosa, compuseram a música título do episódio “Passos firmes no chão”, a primeira parceria assinada entre os artistas.
Acess o link: https://www.youtube.com/watch?v=Psq-ky2Km6w

Arlen Barbosa é manauara, charanguista do Boi Caprichoso. Atuante no cenário musical da cidade de Manaus, como tecladista, produtor musical e arranjador. Fundador do grupo Kboclos atua no seguimento do boi-bumbá com um legado importante de conhecimento dessa tradição.

Ep.2

O segundo episódio teve a participação da artista visual Hadna Abreu e foi marcado por uma intervenção da artista, que interagiu com a cantora Ellen Fernandes, durante a execução de uma performance musical produzida em parceria com o músico e compositor César Lima, totalmente inspirados na convidada.

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=FD3o1qqQJw8

Hadna Abreu é manauara, artista visual, arte-educadora e sócia/curadora da galeria Manart. Ilustradora de livros com temas amazônicos com a técnica de aquarela. Criadora de exposições interativas, com uso de diferentes tipos de linguagem.

“Admiro muito o trabalho dos três artistas que participaram do Batelão. Arlen Barbosa na área da Cultura Popular, tem todo o talento e comprometimento com a música. A Hadna Abreu traz toda a cor e atmosfera da Amazônia que sempre foi o lugar em que minha arte se debruçou, uma artista forte e muito talentosa. E, eu e o Celdo já temos uma história de muitos anos, devo a ele toda a generosidade de me colocar no palco. Estou muito feliz em poder assinar uma composição com ele, isso pra mim é algo muito especial.” Revela Ellen.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.