A primeira edição do Margem – Encontro Amazônico de Comunicação, Cultura e Tecnologias ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Centro. Promovido pelo Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), o evento é gratuito e aberto ao público.
A programação do Margem oferecerá palestras, rodas de conversa e minicursos, proporcionando aos participantes uma experiência de imersão e reflexão sobre temas como infraestrutura de conexão, algoritmos, governança da internet, jornalismo local e desinformação ambiental. Allan Gomes, coordenador do CPA, destaca a relevância dos debates propostos pelo Margem diante das transformações nas tecnologias digitais na região amazônica e dos desafios impostos pelo aquecimento global. “O uso das tecnologias digitais está passando por mudanças nos territórios amazônicos, seja pela chegada de projetos governamentais ou de empresas privadas que oferecem novas formas de conexão. Ao mesmo tempo, esse ano estamos sofrendo com o aquecimento global, um tema central na desinformação alavancada digitalmente. Precisamos dialogar sobre essas mudanças”, afirma.
Um dos destaques do encontro é o minicurso “Desinformação Socioambiental e Climática – A Solução Vem do Território”, ministrado por Lori Regattieri, doutora em Comunicação e fundadora da plataforma parceira do evento Eco-mídia, Thiane Neves, ativista de Belém/PA e pesquisadora da UFBA, e Jéssica Botelho, diretora e pesquisadora do CPA. A proposta do minicurso é abordar estratégias de enfrentamento da desinformação, especialmente em relação às mudanças climáticas, considerando a realidade amazônica. “Oferecer uma formação sobre desinformação focando nas soluções climáticas e socioambientais neste momento crítico que o Amazonas vive é fundamental para compreendermos a importância de estarmos bem-informados, entendendo a lógica, as estruturas e os principais atores que constroem redes de desinformação. Mas também é um exercício de olhar para cada problema com as lentes e tecnologias do nosso território, no horizonte daquilo que nós precisamos e queremos enquanto amazônidas”, declarou Jéssica Botelho.
Elder Monteiro, diretor de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias do IFAM/CMC, enfatiza a importância do evento como uma oportunidade para fortalecer os laços entre alunos e a comunidade. Destaca ainda o compromisso do IFAM/CMC em promover iniciativas que estimulem a comunicação e a produção audiovisual em Manaus. “No contexto do nosso compromisso com a inovação e a expressão cultural, o IFAM/CMC orgulha-se em acolher eventos que estimulam a comunicação e a produção audiovisual em Manaus. E com o nosso curso de Tecnologia em Produção Publicitária, estamos dedicados a desenvolver narrativas que ressoem com nossa identidade local, tornando o IFAM um parceiro estratégico para iniciativas como o Margem e um ponto de encontro para acadêmicos, artistas e ativistas”, afirmou Elder Monteiro.
Sobre o CPA
O Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA) é uma organização que opera em colaboração com diversas entidades e movimentos sociais, dedicando-se à promoção dos direitos humanos. Com base em Manaus/AM, o CPA está ativo desde 2016, estendendo suas ações a diversos territórios na região amazônica. Seu foco permanente é impulsionar atividades que explorem as interseções entre comunicação, cultura, direitos humanos e tecnologias.
Serviço
Margem – Encontro Amazônico de Comunicação, Cultura e Tecnologias
Data: 6 e 7 de dezembro
Local: Ifam, Campus Centro – Avenida Sete de Setembro, nº 1975.
Programação e inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/margem-encontro-amazonico-de-comunicacao-cultura-e-tecnologias/2262008.