sexta-feira, 29 março, 2024
sexta-feira, 29 março, 2024

Endocrinologista Rebeca Cavalcante reitera a importância dos hormônios nas nossas vidas

Em

Comemorado nesta semana, mais especificamente no dia primeiro de setembro, o Dia do Endocrinologista é uma data importante por nos lembrar que sem esses profissionais, nossos hormônios provavelmente estariam em uma completa bagunça. Para a endocrinologista e metabologista Rebeca Cavalcante, a data é também um lembrete do desafio diário que é exercer tal profissão com ética e responsabilidade.

Tendo escolhido tal especialidade ainda no ensino médio, Rebeca Cavalcante conta que a máxima “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar” nunca foi tão verdadeira na sua vida. Na entrevista a seguir, a médica conta um pouco da sua relação com e endocrinologia e reitera a importância dessa especialidade no nosso dia a dia, além de deixar uma mensagem para todos os colegas da área. Confira:

Como começou sua relação com a endocrinologia?

Eu sempre tive fascínio por estudar hormônios, isso começou ainda no ensino médio, estudando biologia. Eu gosto da complexidade dos eixos hormonais, das alças de retroalimentação e mecanismos de feedback. A orquestra hormonal é perfeita. Então, nunca tive uma influência externa, eu simplesmente sempre gostei de ler sobre endocrinologia! Não me via em nenhuma outra área da medicina. E quando entrei na faculdade, apenas confirmei essa paixão por hormônios e metabolismo.

O que, afinal, a endocrinologia estuda?

Quando falamos de endocrinologia, falamos de hormônios e todas as condições associadas, inclusive o peso corporal. O Médico Endocrinologista não cuida apenas de doenças como obesidade e diabetes mellitus, como também faz reposição hormonal masculina e feminina (menopausa e hipogonadismo masculino), acompanhamento pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, performance e hipertrofia muscular, trata de alterações menstruais, alterações do crescimento e desenvolvimento infantil e da puberdade, alterações dos lipídios, distúrbios do metabolismo ósseo, doenças da tireóide, dos ovários e testículos, das adrenais e da hipófise.

Na sua opinião, qual a importância da endocrinologia nas nossas vidas?

Os hormônios regulam todo o organismo. E em todas as fases da nossa vida é extremamente importante que eles estejam em equilíbrio. A disfunção de um único hormônio pode desencadear uma cascata de prejuízos para o corpo.

Que mensagem você deixa para os seus colegas de profissão nesta data tão importante?

Gostaria de parabenizar a todos! Só quem é endocrinologista sabe o desafio diário e a dedicação necessária para trabalhar com hormônios de maneira ética e responsável. Tenho muito orgulho de ter optado por essa especialidade.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.