segunda-feira, 6 maio, 2024
segunda-feira, 6 maio, 2024

Entenda a relação do chocolate com o surgimento de cravos e espinhas 

Em

A Páscoa está chegando e é difícil resistir às guloseimas da data. Durante esse período, é comum que haja um aumento no consumo de chocolates, que pode ser um alerta para aqueles que já têm tendência no aparecimento de erupções na pele, seja por conta do excesso de oleosidade ou alterações hormonais.

“Embora não haja evidências conclusivas de que o chocolate cause acne, estudos sugerem que o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura pode contribuir para o aparecimento de espinhas”, conta a Dra. Paula Tavares Colpas, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora médica da TheraSkin®. A médica esclarece que o chocolate é rico em gorduras saturadas, que podem obstruir os poros da pele, aumentando a produção de sebo e favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.

Para evitar o aparecimento de espinhas e acne durante a Páscoa, a dermatologista recomenda alguns cuidados simples, como reduzir o consumo de açúcar e chocolate, manter a pele limpa e hidratada e usar produtos específicos para o cuidado da pele oleosa. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e saudável, rica em vitaminas e nutrientes que ajudem a manter a saúde da pele. “Aqueles que não abrem mão de um docinho, podem optar pelo consumo do chocolate amargo, que apresenta uma maior ação antioxidante e um menor efeito comedogênico”, conta a dermatologista.

A farmacêutica brasileira TheraSkin® conta com uma linha completa de produtos que atuam na prevenção e tratamento de cravos e espinhas. Um deles é o Papuless® Gel Antiacne, formulação aquosa a base de Niacinamida pura, que ajuda a diminuir a oleosidade e atua na melhora da textura e uniformidade da pele. O Sabonete Theracne® promove a limpeza suave, sem agredir a pele. Já o Theracne® Gel Esfoliante Facial promove uma esfoliação multifuncional: estimula a renovação celular, remove e previne cravos e suaviza a pele, complementando os cuidados rotineiros e necessários com a limpeza da pele oleosa e acneica.

“É importante lembrar que cada caso de acne é único e pode requerer tratamentos específicos. A consulta com um dermatologista é fundamental para a indicação dos produtos e tratamentos mais adequados para cada paciente”, ressalta Paula.

A moderação é a chave para uma dieta saudável e equilibrada, e o cuidado com a pele é uma parte importante da manutenção da saúde e da beleza.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.