segunda-feira, 22 julho, 2024
segunda-feira, 22 julho, 2024

Espetáculo Dança MANAus será apresentado no Teatro da Instalação neste sábado (09)

Em

A mostra pública do projeto Dança MANAus, contemplado no edital do programa Manaus Faz Cultura, da Prefeitura de Manaus, será apresentada neste sábado (09/04), às 19h, no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, bairro Centro. A entrada é gratuita.

O espetáculo marca a reta final do projeto desenvolvido desde o mês de janeiro com moradores da zona Leste da cidade. Através do projeto aprovado por intermédio do Conselho Municipal de Cultura, mais de 30 adolescentes participaram de aulas teórico-práticas de duas técnicas de dança: o ballet clássico e as danças urbanas.

As aulas foram ministradas pelos professores, bailarinos e coreógrafos amazonenses Marcos Telles, de danças urbanas, e Verlene Mesquita, de ballet clássico. A coordenadora do projeto explica que o objetivo de democratizar as vivências estéticas na área da dança por meio de intercâmbio cultural foi alcançado.

“Enquanto professora, percebo que esse projeto foi uma oportunidade de troca de saberes, e que muitos aspiram oportunidades assim, de estudarem a dança, conhecer a arte, de forma efetiva. Para nós enquanto produtores/colaboradores desse tipo de projeto é um sonho poder fomentar mais oportunidades assim. Sinceramente gostaríamos que fosse constante, para poder garantir a esses jovens artistas, uma formação artística com mais qualidade de tempo”, explica Verlene Mesquita.

Para a aluna Maria Eduarda, de 12 anos, o projeto contribuiu com seu interesse pela arte da dança e na aquisição de ricos aprendizados, a partir da vivência com profissionais renomados da área.

“Eu pratico balé desde os 4 anos e já participei de alguns grupos de dança em Manaus. Esse espetáculo será um retorno aos palcos após mais de 2 anos de pandemia. Estou muito feliz com o projeto que me fez evoluir bastante na dança e estou na expectativa para a nossa apresentação”, comentou.

O Projeto

Durante três meses, um total de 32 adolescentes da zona Leste de Manaus participaram, semanalmente, das aulas de ballet clássico e danças urbanas ofertadas gratuitamente por meio do projeto Dança MANAus. Durante o curso, os alunos puderam vivenciar todas as etapas contidas em um processo artístico. Desde a teoria, processo de montagem coreográfica, prática e, agora, será a vez da apresentação no palco e o contato com o público.

Professores

Marcos Telles (@mark_telles) é bailarino, coreógrafo e professor. Atualmente cursa o 8° período de Licenciatura em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Iniciou sua relação com a dança no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, e no ano seguinte integrou a Cia Dynamis. Em 2018 começou a desenvolver trabalhos como bailarino e produtor na Panorando Cia e Produtora. Dentre os eventos em que ministrou aulas estão Hip Hop Dance Lab (Panorando), 1° FACI (Escola Ubá) e Pitiu Textual das Artes: Jovens Artistas.

Verlene Mesquita professora de ballet clássico e coordenadora do projeto Dança MANAus. É mestranda do curso profissional em artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), graduada em dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bailarina clássica com formação pela Royal Academy Of Dance, método estudado no Ballet Álvaro Gonçalves. É diretora e fundadora do InCena Centro de Artes.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.