Estilista amazonense lança livro sobre primeiro bar LGBTQIA+ de Manaus

0
208

Foi lançado nesta sexta-feira (16), no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, com uma cerimônia reservada aos convidados, o livro ‘Um Bar chamado Patrícia’, de autoria do estilista amazonense Bosco Fonseca.

Conhecido no cenário da moda amazonense e ele mesmo um frequentador assíduo do Patrícia’s Bar na década de 1970, Bosco Fonseca eterniza nas páginas de seu livro a história do primeiro bar LGBTQIA+ de Manaus.

A obra traz relatos do início do movimento gay em Manaus, em pleno período da ditadura militar. Segundo Fonseca, a ideia de escrever o livro surgiu após ele ter passado por um problema sério de saúde.

A situação, conforme o autor, foi oportuna para que ele também revivesse lembranças por meio de fotografias que encontrou, da época em que frequentava o local.

A obra se resume em décadas, com início nos anos 50, passando pelas décadas de 60, 70 até chegar em 80. Em seu livro, Bosco também chama atenção para o fato de que o Patrícia’s Bar funcionava em plena vigência da ditadura militar.

Jornada

Bosco começou a escrever o livro em 2019. A obra ficou pronta em 2021. Durante o processo, alguns problemas impediram que o livro fosse lançado, mas o autor não desanimou e seguiu em frente.
Após o lançamento, Bosco levará os livros para uma exposição LGBTQIA+ no dia 18 de dezembro, na Av. Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.