sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Estoque de sangue no Hemoam volta a ficar crítico e hemocentro convoca doadores

Em

Esta semana a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda no número de doações de sangue, o que fez o estoque ficar crítico. O órgão convoca doadores para comparecerem à Fundação para doação.

Na terça-feira (12/03), o Hemoam recebeu 120 doações, menos da metade da necessidade diária do hemocentro. O principal impacto é nas doações dos tipos O+ e O-, que se encontram muito abaixo da meta diária.

A diminuição do comparecimento de doadores e as inaptidões têm sido os principais fatores do estoque crítico. Segundo o setor de captação de doadores do Hemoam, muitas pessoas deixam de comparecer devido às doenças sazonais do período, como gripes, covid e dengue. Dos quase 2 mil comparecimentos este mês, cerca de 35% foram considerados inaptos.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.