quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

Estudantes de Design da Ufam vencem concurso internacional da Apple entre 350 participantes

Em

As acadêmicas do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Jade Arruda, Isabelle Colares, Aryel Costa e Rayna Alencar foram premiadas na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple 2023 (WWDC2023). Todos os anos, como preparação para a Conferência da Apple, jovens do mundo inteiro usam o Swift Playgrounds (programa) para demonstrar suas habilidades de programação.

As estudantes da Ufam passaram pelo desafio de criar apps que ajudam a resolver problemas no dia a dia. Elas estão entre os mais de 350 estudantes de 40 países e regiões que foram selecionados como vencedores do desafio de 2023.

O Swift Student Challenge é apenas uma parte da Conferência da Apple (WWDC23), que também conta com a apresentação, eventos, laboratórios e workshops disponíveis online e grátis para os mais de 30 milhões na comunidade global de desenvolvedores Apple. A participação no evento foi realizada via on-line, sem custos para os estudantes, que vivenciaram uma experiência que agregou conhecimento e informação que enriquecem o currículo e suas carreiras profissionais, além estarão entre as pessoas que conectam para conferir as tecnologias, ferramentas e estruturas mais recentes que ajudarão a ampliar suas incríveis habilidades de programação para criar a nova geração de apps revolucionários. A estudante Jade Arruda desenvolveu um App com o tema ‘Ansiedade noturna’ que se caracteriza por detectar a ansiedade noturna que pode causar transtorno no sono, entre outras condições que podem ser afetadas. “Acredito que muitas pessoas já estejam familiarizadas com a ansiedade, afinal ela é muito comum atualmente devido ao estresse do dia a dia e às exigências do mundo moderno. Eu já sofri bastante com a crise de ansiedade, assim como muitas outras pessoas. Por eu sempre ter tido uma rotina bem corrida, a ansiedade atacava mais durante a noite, o que muitas vezes me impedia de descansar e relaxar.

Eu resolvi escolher a ansiedade noturna como tema exatamente por ter sido algo vivido por mim e o meu objetivo foi tentar explicar a minha experiência de uma forma mais leve e lúdica”, afirmou.

Em 2023, os candidatos foram encarregados de criar um projeto de aplicativo Swift Playgrounds sobre o tema de sua escolha para mostrar sua paixão pela codificação. A estudante fez uma descrição do aplicativo: “Julie é uma garota muito trabalhadora que tem uma rotina agitada e recebe visitas do “monstro da ansiedade” todas as noites. Seu trabalho é ajudá-la a se livrar dos pensamentos ruins que o monstro usa para atacá-la para que ela possa ter seu merecido descanso. No jogo, você precisa ajudar Julie em sua luta contra um monstro da ansiedade. Para fazer isso, você deve tocar nos pensamentos ruins (círculos pretos) para eliminá-los”, explicou.

Isabelle Colares desenvolveu o aplicativo chamado ‘Motor Ways’ e o descreveu assim: “Para essa experiência, eu estava pensando em ensinar algo que eu gosto de fazer. Foi quando me lembrei da minha moto elétrica que tem um significado importante para mim, é um objeto material que me ajudou a sair de um “penhasco emocional”, então nasceu a Motor Ways. Como um iniciante em programação, eu escolhi o SwiftUI como meu framework porque tem uma estrutura de código mais fácil para trabalhar  dentro da minha área (designer), eu me senti como um Deviner (Desenvolvedor/Designer)”, destacou.

 Jade Arruda também saiu vencedora no ano de 2022 (WWDC2022) com o desenvolvimento de outro aplicativo. “o ‘Restart’  é um jogo bonito, simples, com uma jogabilidade fácil e no estilo pixel art. O design (fundo, personagem, ambiente, sprites) foi criado por mim, usando Photoshop”, destacou.

Os prêmios como casacos, fones (AirPods Pro), pins e uma carta, foram entregues às vencedoras do concurso.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.