sexta-feira, 17 maio, 2024
sexta-feira, 17 maio, 2024

Eventos antecipados aquecem turismo para o 57º Festival de Parintins

Em

A Ilha Tupinambarana (369 quilômetros de Manaus) recebeu milhares de turistas e visitantes para os eventos dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados entre os dias 26 e 30 de abril. As festas movimentaram o turismo e aqueceram a economia local.

Ao menos 45 estabelecimentos cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), tiveram lotação máxima durante o fim de semana das festas.

Segundo dados do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o município espera receber cerca de 120 mil turistas para o 57º Festival de Parintins, gerando uma média de R$ 150 milhões de receita para o estado.

Para a hoteleira Emile Maia a movimentação dos eventos que antecedem o Festival é sempre intensa, mas em comparação aos anos anteriores, o último fim de semana do mês de abril deste ano foi altamente positivo.

“Houve uma movimentação intensa e com as reservas do hotel, posso afirmar que foi uma semana de pré-festival. Este ano tem o seu diferencial”, destaca a hoteleira.

Caravanas

Os eventos levaram torcedores da capital e de municípios mais próximos para a Ilha da Magia, em voos diretos de Manaus-Parintins. Além disso, muitos foram em embarcações regionais, conhecidas como caravanas, que lotaram a cidade.

Caprichoso

A prévia do festival teve início, no dia 27 de abril, com festa dos torcedores do boi-bumbá Caprichoso. Milhares de pessoas acompanharam o lançamento do álbum “Cultura o Triunfo do povo” no Curral Zeca Xibelão.

O evento apresentou as 18 toadas do álbum que irão guiar a apresentação do bumbá nas três noites do 57º Festival de Parintins.

A parintinense Lohanna Soares, que comparece todos os anos ao evento, demonstrou emoção e animação com a expectativa para o 57º Festival de Parintins. “Eu fico muito feliz e honrada em participar todos os anos desse evento. E esse tema de 2024, me emociona”, revelou.

O turista manauara Rodolfo Santana desembarcou na Ilha com amigos, especialmente, para o evento do bumbá. “Estou aqui nessa festa maravilhosa para comemorar o tema de mais um ano do lindo festival que o Caprichoso vai fazer. E para essa festa maravilhosa, eu e meu grupo de amigos viemos de Manaus para brincar de boi”, contou o animado torcedor.

FOTO: Lucas Silva/Amazonastur

Garantido

Tradicional festa do boi bumbá Garantido, a Alvorada, também movimentou os estabelecimentos turísticos. Realizada na madrugada desta quarta-feira (1º/05), a Alvorada teve como ponto de partida a Cidade Garantido. No evento, milhares de pessoas acompanharam o trajeto a pé, andando quilômetros por horas, ao som de toadas antigas do boi Garantido, até o amanhecer e chegar ao ponto final: a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Quem acompanhou tudo pela primeira vez e se emocionou foi a turista paulista Nicole Barbieri. Ela estava em Parintins e aproveitou as datas para ver de perto os bumbás. “Eu conhecia o festival por meio de relatos de um amigo manauara. Ele falava muito sobre a festa, mas os relatos dele nem se comparam a grandiosidade do festival. Toda a cidade, as coisas, as pessoas se vestem, tudo é a vivência. É muito lindo”, declarou.

FOTO: Lucas Silva/Amazonastur

Há mais de 30 anos, a parintinense Joana Souza produz sua própria bandeirinha. Ela foi para a Alvorada com a vizinha e mais familiares. Joana revela que o planejamento é amanhecer na catedral e depois seguir para a missa. “Sou Garantido desde que nasci. Acompanho a Alvorada sempre, todos os anos. Com muito amor e carinho faço a minha bandeirinha e venho para Alvorada. E este ano está sendo inigualável”, afirma Joana.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.