quinta-feira, 2 maio, 2024
quinta-feira, 2 maio, 2024

Explore as belezas naturais do interior de Minas Gerais

Em

Desde 1890, o Brasil homenageia, em 21 de abril, um mártir que se tornou símbolo da luta pela independência do país: Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes. Apesar de sua condenação, sua importância na história do país inspira gerações até hoje. A figura de Tiradentes ressalta a importância da região das Minas Gerais no contexto histórico do Brasil colonial. Com ouro e diamantes, o estado impulsionou o desenvolvimento econômico e social de todo o país. Conhecer Minas Gerais, estado de origem desse herói nacional, é fundamental para compreender não apenas a história de Tiradentes, mas também o papel crucial que essa região desempenhou na formação do Brasil moderno. Por isso, o Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, montou um roteiro pelos destinos no interior do estado. 

Com pouco menos de 8 mil moradores, a cidade de Tiradentes – ilustrada nas fotos – é o destino perfeito para quem precisa desacelerar e desconectar do ritmo das grandes capitais. Assim como boa parte das cidades do interior do estado, os casarões de arquitetura colonial e ruas de pedra também fazem parte do cenário dessa cidade. Na região, boa parte da programação pode ser feita a pé, já que se concentra no entorno do Largo das Forras, ponto central de encontro entre visitantes e moradores. O principal destaque turístico do local é o circuito religioso e seu conjunto de igrejas e capelas.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, erguida no século XVIII, apresenta uma fachada simples, o que ressalta a beleza do seu altar rococó. Durante a noite, ela ganha nova vida com show de luzes e música. As capelas de Bom Jesus da Pobreza e de São Francisco de Paula, ambas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), seguem o mesmo estilo arquitetônico. Para encontrá-las abertas ao público, o ideal é visitá-las nos sábados e domingos, quando acontecem as missas. O destino também é uma ótima opção para compras de decoração, graças às lojas que reúnem móveis rústicos e obras de arte, que podem ser tão antigos quanto a cidade.

Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, São Thomé das Letras se tornou conhecida por sua atmosfera mística e atrai desde as pessoas mais esotéricas até os céticos para conhecer seus encantos e enigmas. Hoje, o mais famoso deles é a ladeira do Amendoim, local onde os carros deixados em ponto morto, afirma-se, sobem sozinhos. O efeito também pode ser sentido por quem caminha a pé pelo trecho: dizem que quem desce a ladeira de costas tem a sensação de estar subindo.

A cidade é palco de outras lendas, como a da construção da Igreja Matriz de São Thomé. Segundo contam os moradores da região, o santo teria aparecido na Gruta de São Thomé para um escravizado, que buscava abrigo, quando o entregou sua carta de alforria. Comovidos, os fiéis ergueram a igreja barroca ao lado da gruta, adornada com pinturas celestiais.

O ponto mais disputado da cidade fica no Parque Municipal Antônio Rosa, oportunidade imperdível para os aventureiros que amam fazer trilhas. Depois de um percurso que passa pelo Mirante da Pedra e pela Pedra da Bruxa, é possível avistar uma espécie de casebre de pedras. Em seu telhado, em formato de pirâmide, os visitantes se amontoam para curtir o pôr-do-sol. Acredita-se que o momento mágico seja compartilhado com fadas, duendes e outros seres místicos que ocupam o parque. Acompanhada de música ao vivo, o anoitecer ganha um charme a mais. Antes de fazer as malas para voltar para a casa, vale garantir seus incensos, pedras e amuletos nas lojas especializadas de São Thomé das Letras.

No município de Capitólio, os mineiros brincam de curtir o mar. Com 1440km², a Lagoa de Furnas é a maior atração turística do destino. Devido a sua extensão, os passeios de lancha por suas águas verde-esmeralda podem durar de duas a sete horas. Navegando pelos cânions da lagoa, observa-se de fato várias quedas d’água, além das formações rochosas esculpidas pela natureza. Bares e restaurantes flutuantes garantem as refeições do passeio. Depois de desfrutar a beleza dentro da lagoa, é possível ainda observá-la a distância, em sua totalidade – basta subir o Morro do Chapéu para desfrutar da vista por uma nova perspectiva.

A cidade também é um ótimo destino para viagens em família, já que conta com algumas cachoeiras de fácil acesso, baixo impacto e com pequenas piscinas naturais, mais seguras para crianças. É o caso da Cachoeira da Capivara e das Cachoeiras do Filó, Diquadinha, Poço Dourado e do Lobo. Os trechos podem ficar ainda mais emocionantes em veículos 4×4, disponíveis para aluguel, adicionando uma dose de adrenalina à experiência.

Enquanto o dia é reservado para explorar as maravilhas naturais de Capitólio, a noite traz consigo a atmosfera charmosa e acolhedora do interior do estado. A feirinha de artesanato local é uma ótima opção de programa noturno, onde é possível garantir souvenirs únicos, enquanto se delicia com quitutes regionais, como feijão tropeiro e caldo de abóbora.

Já os casais em busca de um clima romântico podem investir em uma viagem para Montes Verdes, no sul do estado. Com temperaturas mais amenas, a cidade incentiva o aconchego. Para ajudar a criar um clima especial, a parada na fábrica de chocolates Gressoney é obrigatória. Além de comprar doces para toda a viagem, a experiência de degustar iguarias vendidas com exclusividade no local. A marca está na cidade desde 1978, quando uma família com origem na comuna italiana do mesmo nome decidiu abrir o negócio.

As vistas da região também podem proporcionar momentos emocionantes. Do topo da Pedra Redonda, por exemplo, se vê a paisagem montanhosa que caracteriza Minas Gerais. Para chegar até lá, basta finalizar uma trilha de cerca de 1km, percurso que costuma ser concluído em 90 minutos. Mas cuidado com a neblina que cerca o caminho. Para fazer a trilha em dupla, basta adquirir os ingressos comuns. Já aqueles que preferirem caminhar em grupos podem recorrer às agências locais, que organizam o passeio.

Outras trilhas na região, como a Trilha do Chapéu do Bispo, Trilha do Platô, Trilha do Pico Selado e Trilha da Pedra Partida, oferecem vistas igualmente deslumbrantes, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza natural da Serra da Mantiqueira. Os mais radicais podem apreciar a paisagem a partir da Mega Tirolesa da Fazenda Radical, que atravessa dois trechos de 500m, a 70m de altura.

Para o Hurb, os quatros destinos oferecem experiências de conexão com a natureza, relaxamento e diversão, cercados de paisagens que ficarão na memória. E, claro, sempre bem acompanhados da tradicional culinária mineira, tornando a viagem ainda mais prazerosa.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.