sábado, 4 maio, 2024
sábado, 4 maio, 2024

Faar e Exército firmam parceria para uso da Vila Olímpica como alojamento da Operação Acolhida

Em

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), firmou uma parceria com o Exército Brasileiro para a utilização das dependências do hotel da Vila Olímpica de Manaus como novo posto provisório de Alojamento de Trânsito Manaus (ATM), da Operação Acolhida, que tem como objetivo dar suporte e abrigo a refugiados venezuelanos na cidade.

A parceria foi formalizada nesta quarta-feira (13/05) em evento realizado na própria Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, onde estiveram reunidos o diretor-presidente da Faar, Jorge Elias Costa, e o coordenador adjunto da Operação Acolhida, coronel Alei.

De acordo com Jorge Elias Costa, o vínculo solidário entre a pasta e os gestores da operação se fez necessário após o Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG) e o ATM, situados na avenida Torquato Tapajós, terem sido gravemente danificados em decorrência da forte chuva que assolou a capital amazonense no último dia 3 de maio, deixando dezenas de imigrantes desabrigados.

“Nós recebemos o coronel Alei no dia seguinte, e ele nos solicitou um prazo para que eles pudessem finalizar a obra de reconstrução. Automaticamente liguei para o nosso governador, e ele autorizou por mais 60 dias ou o tempo que for necessário para que se reconstrua o abrigo da Torquato Tapajós”, explicou o diretor-presidente da Faar.

Alojamento

O abrigo provisório conta com acomodações para cem refugiados venezuelanos. Desde a data do incidente, já passaram pelo local 197 imigrantes, que contam com suporte do Governo do Estado; da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR); da Organização Internacional para Migrações (OIM); da Federação Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI),parceira do ACNUR; do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no atendimento básico de saúde e assistência social.

Para ter acesso ao abrigo, é necessário que os interessados se dirijam ao Posto de Interiorização e Triagem que voltou ao funcionamento nesta terça-feira (11/05) na avenida Mário Ypiranga, 3.280, ao lado do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O horário de atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

“É um trabalho conjunto entre Forças Armadas, agências da ONU, Ministério da Cidadania, mas no intuito de verificar quem tem interesse. É um programa voluntário, (é necessário) documentação adequada, vacinas e que se esteja seguro, sem coronavírus, também para ter a segurança de viajar para outros estados e ser recepcionado por governos globais, no Brasil inteiro”, explicou a oficial de campo da ACNUR, Catalina Sampaio.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.