sexta-feira, 19 abril, 2024
sexta-feira, 19 abril, 2024

Festival Amazônia Queer reúne arte e ativismo LGBTQIA+ na região Norte

Em

No dia oito de maio, às 20h (19h em Manaus), acontece o festival Amazônia Queer, que tem o propósito de celebrar a expressão e liberdade artística LGBTQIA+ na Amazônia e apoiar a comunidade durante a pandemia de Covid-19.

O evento será gratuito e transmitido pelo canal Alter do Som no Youtube. As atividades do festival incluem uma mostra competitiva LGBTQIA+ com premiação em dinheiro, shows, e o Fundo Amazônia Queer, uma iniciativa para arrecadar recursos para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com o Amazônia Queer, a produtora e selo musical Alter do Som pretende apoiar a comunidade LGBTQIA+ da Amazônia não apenas financeiramente, mas também emocionalmente, criando um evento alegre, divertido e acolhedor. “É importante as pessoas saberem que não estão sozinhas. Existe uma rede de apoio forte na Amazônia. Juntes podemos combater o preconceito e passar por esse momento tão difícil”, completa Teresa Harari, idealizadora do evento.

As inscrições para a mostra competitiva vão do dia 15  ao 26 de abril. Pode se inscrever qualquer um da comunidade LGBTQIA+ da Amazônia, maior de 18 anos, enviando um vídeo-performance de até 2 minutos. Mais informações e formulário de inscrição no link: bit.ly/inscriçaoAQ

Jurados irão escolher as 10 melhores performances que serão transmitidas no dia 8 de maio. No júri, estão as cantoras Priscila Castro, Márcia Novo, Lia Sophia, o coreógrafo Fabrício Bezerra, o artista e influenciador Adriano Borboleta e o artista plástico Nilson Coelho. O público será responsável por eleger a/o vencedor/a ao vivo. As premiações do primeiro, segundo e terceiro lugar vão de R$300 à R$1000 reais.

No dia do festival, acontecem os shows do multiartista santareno RAWI e da Drag, DJ e performer Samu Cnt. RAWI apresenta seu trabalho autoral “Facão Que Abre Os Caminhos”, que trata da vivência Queer na Amazônia. Já Samu traz um set com mix de brasilidade e pc music, valorizando artistas paraenses e da comunidade LGBTQI+.

Fundo Amazônia Queer será lançado no dia 20 de abril, com o objetivo de arrecadar doações para  a comunidade LGBTQIA+ na Amazônia durante a pandemia. Entre as iniciativas apoiadas, estão a Coletiva TRANS de Santarém, Casa Miga, ONG Olivia, Associação de Travestis e Transexuais do Acre, Associação Orquídeas LGBTI+, Coletivo Sapato Preto Amazônida e Coletivo Amazônico LesBiTrans. Para doar: bit.ly/fundoamazoniaqueer

Para acompanhar o festival, siga @alterdosom no Facebook, Instagram ou YouTube. Você ainda pode se inscrever na lista de transmissão por e-mail ou whatsapp (bit.ly/amazoniaqueer).

O Amazônia Queer é um projeto selecionado pelo Edital Culturas Populares – Lei Aldir Blanc 2020, com o apoio da FIDESA, SECULT/Governo do Estado e da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo do Governo Federal.

A situação da comunidade LGBTQIA+s na Amazônia 

pandemia atinge LGBTQIA+s em todo o país e intensifica problemas já enfrentados por gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais e por outras pessoas com distintas orientações sexuais e expressões de gênero.  A pesquisa Diagnóstico LGBT+ na pandemia, realizada pelo coletivo #VoteLGBT em parceria  com a Box1824, mostra um impacto significativo da pandemia na saúde mental e financeira da comunidade.

Doenças como depressão e ansiedade manifestam-se mais agressivamente entre a população LGBTQIA+, decorrente do convívio frequente com diversas formas de opressão. As medidas de isolamento social significam, muitas vezes, afastar-se da sua rede de apoio e pode até aumentar a convivência com um ambiente marcado pelo preconceito. Para muitos da comunidade LGBTQIA+, a casa e o seio da família nem sempre significam segurança.

Soma-se a isso, os desafios da região Norte no enfrentamento à pandemia. Dificuldades logísticas e carência de infraestrutura são alguns dos motivos que contribuem para a rápida proliferação do vírus na região e geram ainda mais ansiedade na população.

SERVIÇO:

Festival Amazônia Queer

8 de maio, 20h (19h em Manaus)

Canal Alter do Som no Youtube

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.