sexta-feira, 29 março, 2024
sexta-feira, 29 março, 2024

Festival de Cirandas de Manacapuru volta ao formato presencial no Parque do Ingá

Em

O tradicional Festival de Cirandas de Manacapuru está de volta nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Neste ano, o evento realizado pelo Governo do Estado chega a sua 24ª edição, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O palco das apresentações, a Arena Parque do Ingá, receberá o público para prestigiar as Cirandas Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada. O evento tem entrada gratuita.

O festival traz na programação, além das apresentações oficiais na arena, shows musicais de atrações regionais e locais, no palco alternativo, montado na Praça de Alimentação, Centro de Manacapuru (a 93 quilômetros de Manaus). A expectativa de público é de 40 mil pessoas, nas três noites de festa. A programação no Parque do Ingá inicia às 21h30 e segue até a meia-noite.

O secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias, ressalta que, depois de dois anos, o festival retorna ao formato presencial, devido à pandemia.

“Neste ano, o Governo do Estado passa a operacionalizar toda a estrutura do Festival de Cirandas de Manacapuru em parceria da prefeitura do município. E outro fator muito importante é a rodovia AM-010, que está totalmente asfaltada, o que vai contribuir para a população de Manaus e comunidades no entorno participarem da festa”, afirma o secretário em exercício.

Jeremias ressalta ainda que “a procura está muito grande, o que reflete na economia da cidade, principalmente, os hotéis e área turística”. “De uma forma geral será muito bom para a cidade e para o nosso estado”, aponta.

Em 2020, o festival foi suspenso. Já em 2021 foi promovida uma live com as três cirandas. Nesta 24ª edição, o evento segue em formato original com a transmissão e apuração pela TV A Crítica.

Órgãos estaduais e municipais da Prefeitura de Manacapuru estão envolvidos na organização do Festival.

Cirandas e shows

Cada noite é dedicada a uma ciranda, que tem até 2h30 para apresentar o espetáculo na Arena Parque do Ingá. A programação inicia às 21h30 e segue até a meia-noite.

Quem abre o festival, no dia 26 de agosto, é a Ciranda Guerreiros Mura, com o espetáculo “Fé, Ciência e Arte: A Tríade do Vital Equilíbrio”. Na segunda noite, 27 de agosto, é a vez da Ciranda Tradicional, campeã do último festival, que aconteceu em 2019. Com o tema, “O Dourado”, a agremiação sai em busca do bicampeonato. Encerrando o evento, no dia 28 de agosto, a Ciranda Flor Matizada defende o tema “Bendito Ser”.

Ao final das apresentações das cirandas, o palco alternativo, montado na Praça de Alimentação da cidade, recebe shows regionais e locais, a partir da meia-noite e se estendem até as 3h. As atrações, Uendel Pinheiro, Rabo de Vaca e Guto Lima, estão confirmadas nos dias 26, 27 e 28 de agosto, respectivamente.

Estrutura

A Arena Parque do Ingá tem capacidade de público de 15 mil pessoas. Para receber o festival, o complexo passou por obras de recuperação no piso, salas de apoio, sistema de iluminação, banheiros e demais espaços.

O Governo do Estado também fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) às cirandas. Cada kit contava com capacetes, botas, protetores auriculares, luvas e aventais, sendo 50 unidades de cada, totalizando 1.200 itens distribuídos às agremiações.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.