segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Festival de Teatro da Amazônia apresenta intervenções artísticas neste domingo (1º/10)

Em

Neste domingo (1º/10), a partir das 17h, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) leva intervenções artísticas para o Amazonas Shopping, avenida Djalma Batista, bairro Parque 10, com o grupo musical Cocada Baré e artistas do teatro. O acesso é gratuito.

A iniciativa anuncia a 17ª edição do evento que acontece de 7 a 15 de outubro, com atividades em espaços como Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro, Largo de São Sebastião, Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Casarão de Idéias.

“Nesta ação, nós realizaremos um cortejo apresentando os ritmos do coco de roda e da ciranda, expressões da cultura popular”, destaca Andarilha, produtora cultural, historiadora e integrante do Cocada Baré.

Além de Andarilha, o grupo conta com Susana Cláudia, Jéssica Oliveira, Nika Yuki e Eron Oliveira que, desde julho de 2022, atuam juntos no cenário cultural.

“Falar dessas narrativas, por meio da expressão artística, é demarcar o aspecto da contribuição das diversas populações para a formação das sociedades amazônicas, garantindo o direito cultural e o direito à memória”, comenta a artista.

Trajetória

Em um ano, o grupo Cocada Baré já participou de eventos como “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, Festival Afro-ameríndio, Oficina de Coco de Roda no projeto “Circuito +Cultura”, do espetáculo “Carimbolando” e do projeto “Quebrando o Coco”, que promove oficinas livres de música, na Praça Desembargador Paulo Jacob, no Centro de Manaus.

“É uma felicidade imensa fazer parte da ação do Festival de Teatro da Amazônia. Nos fortalecemos enquanto grupo de cultura popular que resiste em meio às transformações do mundo contemporâneo, representando uma cultura raiz que fundamenta nossa história e ancestralidade”, afirma Andarilha.

O FTA é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, apresentado pelo Nubank, é organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.