terça-feira, 28 maio, 2024
terça-feira, 28 maio, 2024

Filtro Solar: Qual escolher ? 

Em

por Patrícia Chicre Bandeira de Melo 

Existe o produto ideal para uma correta e eficiente proteção solar ? Na verdade, hoje dispomos de um imenso número de opções , no entanto , ao se optar por um filtro é muito importante se observar alguns pontos fundamentais: a capacidade de espalhabilidade , a sua estabilidade química , seu amplo espectro de proteção contra as radiações ultravioleta , a sua cosmética e a adequação de acordo com o tipo de pele ( normal , oleosa , seca).

Hoje a indústria farmacêutica disponibiliza filtros de amplo espectro de proteção , contra UVA, UVB e até contra luz visível , um filtro adequado precisa ter um FPS( fator de proteção solar) de pelo menos 30 e a proteção uva deve ser de cerca de um terço da proteção UVB . Podem ter ou não pigmentos na sua composição o que lhes confere ( caso tenha) uma maior proteção principalmente para pessoas com distúrbios da pigmentação da pele como o melasma.

O grau de sofisticação nas formulações hoje permite a adição de ativos antioxidantes , clareadores e rejuvenescedores no filtro agregando ganhos maiores ainda à sua utilização . Sem dúvida , o filtro solar é o grande aliado na busca da pele saudável , claro,mantendo-se também a rotina de cuidados diários .

E em relação à sua capacidade de proteção entende-se que ao se utilizar por exemplo um filtro com fps 30 , você demorará 30 vezes mais para apresentar os efeitos da radiação solar sobre a pele caso seja exposta , ou seja , se ao se expor ao sol você demora cerca de 5 minutos para começar a apresentar a vermelhidão , ao usar o filtro com fps 30 você demoraria cerca de 30 vezes mais.

Existe então diferença entre um filtro com fps 30 ou 60? Sim , existe um maior grau de proteção quanto maior for o fps , apesar de pequena essa diferença existe , portanto pessoas com peles mais sensíveis devem optar por filtros com proteção maior .

No entanto , nada disso é mais importante do que uma correta utilização , ou seja , abranger a maior parte da pele com o produto em quantidades corretas( cerca de uma colher de chá para cada área ) bem como sua reaplicação durante o dia , que deve ser a cada duas a três horas , principalmente se sua atividade for ao sol .

A correta indicação do protetor ideal deve ser  orientada pelo médico dermatologista observando -se todos os pontos acima citados e atenção ! Encare o uso do filtro definitivamente como um grande aliado na busca da pele saudável , incorpore-o à sua rotina , você sem dúvida verá a diferença que esse simples hábito vai trazer à saúde e beleza da sua pele.

Patrícia Bandeira de Melo – Dermatologista CRM 2085 RQE 742
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.