quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Fórmula Academia promove ação “Catraca Aberta”, para receber pessoas com Síndrome de Down e estimular a inclusão social

Em

A Fórmula Academia promove, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a ação “Catraca Aberta”, para receber, durante as aulas e sem custos, pessoas com Síndrome de Down e acompanhantes. A ação, alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), tem o objetivo de estimular a prática de atividade física para esse público, além de promover a interação e inclusão social.

O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, explica que, durante os dois dias, pessoas com Síndrome de Down e acompanhantes poderão participar gratuitamente de todas as aulas da unidade. “É uma oportunidade para conhecer o ambiente e as modalidades e, dessa forma, se sentir motivado a iniciar um projeto de atividade física regular”, disse.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Essa condição acontece com uma pessoa a cada 700 nascimentos, conforme dados do Ministério da Saúde. José Roggero ressalta que o exercício físico é fundamental para as pessoas com Síndrome de Down desenvolverem habilidades motoras, além de ajudar na interação social.

Segundo ele, os indivíduos com essa condição têm tendência a desenvolver doenças metabólicas, como a obesidade e diabetes, problemas respiratórios e articulares. “Por isso, a atividade física é indicada desde a infância”, frisa.

Ele acrescenta, ainda, que o indivíduo com Down pode praticar qualquer modalidade, porém, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional de educação física. “É o profissional que vai avaliar características como força, agilidade, postura, velocidade e coordenação, para elaborar um programa adequado”, destaca.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.