sexta-feira, 3 maio, 2024
sexta-feira, 3 maio, 2024

Fotógrafo prepara documentário e exposição sobre a Amazônia

Em

O fotógrafo e produtor audiovisual Caio de Biasi está produzindo e dirigindo o documentário “Identidade Amazônida”, no qual pretende destacar a diversidade e referências culturais dos povos que vivem na região. Além do documentário, uma exposição fotográfica está sendo preparada, com o mesmo propósito de apresentar e enaltecer a cultura.

Os projetos contam com a parceria do Instituto Amazônia Equatorial (AME), responsável pela direção executiva e divulgação em sua plataforma. O  instituto possui vasta experiência em apoio e captação de patrocínios para projetos culturais na região. Caio de Biasi explica que o piloto do documentário já está sendo produzido e agora a ideia é buscar patrocínio para dar continuidade. Quem quiser conhecer  mais sobre o projeto e apoiar a iniciativa pode entrar em contato através do e-mail [email protected] e @debiasiaudiovisual.

De acordo com Caio de Biasi, o projeto “Identidade Amazônida” é um sonho antigo que ele tem, de poder apresentar para o grande público do país a riqueza e a diversidade da região. “Temos uma cultura muito variada, que precisa ser vista e esse projeto tem exatamente essa proposta”, destacou.

Ele ressalta que a intenção é mostrar, através do olhar fotográfico e cinematográfico, as múltiplas culturas que formam a chamada identidade do povo do Amazonas e amazônida. “Queremos mostrar as tradições, culinária, crenças, música, dança, linguagem, tudo que forma a nossa população”, enumerou.

Durante a produção do documentário, estão sendo entrevistados professores, historiadores e estudiosos da cultura amazônica, pessoas ligadas à culinária, músicos, dançarinos, artistas plásticos, além de pessoas que são referência em suas comunidades. Já foram entrevistados para o projeto personagens importantes do estado e da região, como os músicos Marcelo Nakamura, Júnior Rodrigues e Zeca Torres Torrinho, o artista plástico Rui Machado e o documentarista Heraldo Daniel.

Paulista, Caio de Biasi mora em Manaus há 35 anos. É autodidata em artes gráficas, fotografia e audiovisuais. Ele busca a essência da fotografia, com o registro de um olhar verdadeiramente humano. Caio venceu o Amazonas Film Festival de 2010 com o documentário “O Rock que o Brasil não Viu”, no qual mostra a trajetória de bandas de rock amazonenses do anos 90.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.