sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Galo de Manaus realiza aulas de frevo para iniciantes neste domingo

Em

O coreógrafo Bruno Sousa vai comandar a atividade a partir das 17h, com acesso gratuito
Neste domingo, o Galo de Manaus realiza a Aula de Frevo “Entre a ponta e o Calcanhar”, com o coreógrafo Bruno Sousa, da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras. A atividade, para todas as idades, inicia às 17h, na Le Mans Rent a Car (avenida Mário Ypiranga, 267, Flores), com acesso gratuito.

Segundo o produtor cultural Theo Alves, o Galo de Manaus, através do edital da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, promove a oficina numa espécie de esquenta para o bloco que acontece na Terça-Feira de Carnaval, 13 de fevereiro, no Sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, Flores). O evento também é gratuito.

“É uma oportunidade para quem quer aprender os passos do frevo. Não precisa fazer inscrição, é só chegar e participar, totalmente gratuito”, afirma o organizador.

O coreógrafo Bruno Sousa adianta que vai ensinar 15 passos do frevo para que os participantes possam improvisar e se divertir. Ele explica que também vai contar sobre a história do ritmo que tem origem no estado de Pernambuco.

“Falar de curiosidades como o amazonense que contribuiu com o frevo em Recife, que foi Francisco do Nascimento Filho, conhecido como Mestre Nascimento do Passo, de Benjamin Constant”, comenta o oficineiro. “Vamos mostrar como é o passinho e que qualquer pessoa pode dançar”.  

Arte Sem Fronteiras

O Arte Sem Fronteiras é uma instituição sem fins lucrativos que já tem 15 anos de história e a proposta social de levar a dança como resgate para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Entre os trabalhos reconhecidos dentro e fora do Brasil, através do diretor e fundador Wilson Júnior, está o Internacional Samba Congress, no Canadá, e o Boi de Quilombo, no Panamá, além de premiações em festivais, como Festival de Dança de Joinville, conquistando o segundo lugar, no palco principal Duo Popular Sênior.

O professor Bruno Sousa se tornou um dos principais pesquisadores do movimento frevo no Amazonas através da oficina “Entre a ponta e o Calcanhar”, contemplado no Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa, da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), que circulou pelo estados Ceará e Bahia.

Galo de Manaus

Em 2024, o Galo de Manaus leva o tema “O frevo não convida, arrasta!” para a avenida, com trios elétricos de volta para o Sambódromo, para 12 horas de festa. Três palcos também compõem a estrutura do evento que inicia às 16h, com entrada gratuita e mais de 20 atrações.

Estão confirmados DJ Evandro Jr e SambaXote, Banda Frevião, que é a Banda Oficial do Galo de Manaus, Pororoca Atômica, Dennys Salvador, Antônio Bahia, Vanessa Auzier, Layla Abreu, Orquestra Manaus Frevo, Márcia Siqueira, Ases do Pagode, Marrakesh, Forró na Pegada, 100% Abusado, Meu Xodó, Felipe Sales, 40 Graus de Amor, Sempre Estrelas, Mikael, Prefixo e DJ Laila Abreu.

Arrastão da Alegria na Banda da Bica

O Galo de Manaus está com diferentes ações até o dia do bloco. Neste sábado (03/02), às 16h30, tem o Arrastão da Alegria, com concentração e saída da Praça do Congresso.

Sob o comando da banda Manaós, os foliões seguem pela avenida Eduardo Ribeiro até a rua Dez de Julho, com parada na Banda da Bica.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.