sábado, 2 dezembro, 2023
sábado, 2 dezembro, 2023

Governo do Estado destina 18 mil m³ de oxigênio medicinal a Parintins

em

O município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) tem recebido ajuda do Governo do Amazonas para garantir a oferta de oxigênio medicinal, durante a pandemia da Covid-19, mesmo fazendo parte da lista de municípios com gestão plena na saúde. Entre o final de janeiro e esta quarta-feira (03/02), foram enviados àquela localidade, 18 mil metros cúbicos do insumo. Metade do que foi direcionado ao município, chegou ao Estado através de doação do movimento S.O.S Amazonas.

O aumento das hospitalizações de pacientes com Covid-19, gerou pressão sobre a rede pública de saúde, aumentando drasticamente o consumo e causando a escassez de oxigênio (O2) no Amazonas. Outros municípios também têm recebido o apoio do Estado, através de cilindros, já que a maioria não utiliza tanques de armazenamento.

No caso de Parintins, o município conta, atualmente, com duas miniusinas que geram, de forma independente, 960 metros cúbicos de O2 ao dia. Um terceiro aparelho será instalado no Hospital Regional de Parintins, ampliando a produção para 1.728 metros cúbicos, um acréscimo de 80%.

A oxigenioterapia é considerada essencial no tratamento de quadros moderados e graves da Covid-19, bem como, de outras deficiências pulmonares/respiratórias. Entre elas, as causadas pelas SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves), comuns no Amazonas durante o período chuvoso.

Outras medidas

A pressão sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), gerada pela pandemia do novo coronavírus, levou o Governo do Estado a desenvolver, através de cooperação com o Governo Federal, um plano logístico que tem garantido o abastecimento das unidades de saúde locais com oxigênio medicinal, além de possibilitar a remoção diária de pacientes do Amazonas para hospitais federais em outras unidades da federação.

A estratégia, que antes era direcionada apenas para pacientes com Covid-19, foi ampliada para outras áreas, permitindo o acesso de amazonenses a terapias especializadas fora do Amazonas.

Além disso, a chegada de oxigênio vindo de outras fontes/estados ocorre diariamente, através de diferentes modais (terrestre, fluvial e aéreo), seguindo cronograma pré-estabelecido. Parte do insumo é viabilizada pela fornecedora de gases medicinais White Martins e pelo Ministério da Saúde. O transporte recebe o apoio das Força Aérea Brasileira (FAB).

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.