sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Grupo amazonense ganha Prêmio Shell de Teatro na categoria ‘Destaque Nacional’

Em

O espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” foi o grande vencedor da categoria “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro. Encenada pela Panorando Cia e Produtora, a produção se utiliza de diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro e circo, em cena. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (12/03) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

É a primeira vez que o Amazonas figura entre os finalistas da premiação nacional, que reconhece os melhores profissionais e espetáculos de artes cênicas do Brasil. O grupo Ateliê 23, também de Manaus, concorreu ao prêmio com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”, que premia iniciativas com impacto social positivo.

No ano passado, o espetáculo “As Cores da América Latina” foi apresentado no Teatro Amazonas, durante o 11º Festival Amazonas de Dança e o 17º Festival de Teatro da Amazônia, ambos realizados com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Prêmio Shell de Teatro, patrocinado e criado pela Shell Brasil, tem como objetivo prestigiar os grandes destaques do teatro brasileiro. Para Fábio Moura, diretor da Panorando Cia e Produtora, a vitória significa um marco para as artes amazonenses. “Esse é um momento muito importante e essencial para a história das Artes Ciências no Amazonas. O Prêmio Shell é considerado o Oscar do Teatro Brasileiro e, pela primeira vez, premiou espetáculos de fora do eixo Rio-São Paulo. Nós
estamos muito honrados com tudo isso e felizes por colocar, mais uma vez, o Norte em evidência, trazendo a qualidade que nosso grupo e outros da nossa região possuem”, comemora.

Para o ano de 2024, a Panorando pretende trazer outros projetos artísticos, entre eles: uma circulação do espetáculo “Sodade”, em três cidades do Amazonas; nova edição do “Festival 5 Minutos em Cena”; e estreia do espetáculo “Aboio”, que se inspira na figura do Boi no Brasil.

As Cores da América Latina

O espetáculo vencedor do Prêmio Shell de Teatro é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os artistas performatizam envolvendo expressões artísticas, como dança, teatro e circo. A estética visual
marca por suas cores fortes e vibrantes, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional Carnaval Maranhense.

Corpo Artístico

O espetáculo ‘As Cores da América Latina’ tem a direção geral de Fábio Moura e a coordenação artística de Talita Menezes. Carol Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Talita Menezes e Reysson Brandão são bailarinos e responsáveis pela produção.

Panorando Cia e Produtora

Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora integra profissionais das artes em Manaus. Desde 2017, o grupo atua como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.

A companhia também conta com o Espaço Flow, situado no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. No espaço são ofertados cursos para diversos públicos, especialmente na área da dança.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.