segunda-feira, 22 julho, 2024
segunda-feira, 22 julho, 2024

Grupos folclóricos e Banda Canários do Reino abrem o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro

Em

A cultura popular e o folclore do Amazonas representados pela pluralidade de danças são celebrados, tradicionalmente, no Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro. Neste ano, a abertura da 66ª edição do festival será no dia 12 de julho, a partir das 20h, com o show da banda nordestina Canários do Reino, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), Distrito Industrial, antiga Bola da Suframa. Entrada gratuita.

O 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Após a noite de abertura, a programação das danças dos 65 grupos folclóricos se estende de 13 a 24 de julho, no CCPA; e de 26 e 27 de julho a disputa será entre os seis bois-bumbás de Manaus, no Sambódromo.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatiza que o festival folclórico é uma expressão cultural consolidada no estado. “Os grupos folclóricos são participativos representando comunidades e bairros de Manaus, sendo muitos deles inseridos nas 66 edições do festival, se adaptando às diferentes locações até chegar ao Povos da Amazônia, espaço cultural do Governo do Estado”, afirma o secretário. “A cada dois anos, o regulamento passa por atualizações em consonância com os grupos folclóricos, o que determina o formato democrático do festival”, assegura Apolo.

Abertura

A programação, do dia 12 de junho, tem início às 20h, com apresentação dos grupos folclóricos: Afobados na Roça, Olinda na Roça, Junina Cabocla, Nhô Chico Junino, Fogueira Ardente, Caipira na Roça da Betânia e, encerrando a noite, a atração nacional, Canários do Reino.

A banda de forró, natural do Ceará, soma mais de 52 anos de atividade, considerada uma das mais antigas representantes do gênero musical. Com a agenda repleta de shows em diversas regiões do Brasil, a banda Canários do Rei é conhecida pelas vozes marcantes de Sobrinho Alves e Katiane Araújo, e pelo repertório de sucessos embalados pelo arrasta–pé como, “Pra Tirar Coco”, “Quero Chá”, “Pagode Russo” e “Casamento na Fogueira”.

A programação completa do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.