quarta-feira, 1 maio, 2024
quarta-feira, 1 maio, 2024

Gustavo Soranz lança o livro ‘Cinema no Amazonas – 1960-1990’, neste sábado (17)

Em

No sábado, 17/09, às 18h, na Galeria do Largo, será lançado o livro Cinema no Amazonas – 1960-1990, de autoria do realizador audiovisual e pesquisador Gustavo Soranz. O livro faz uma análise sobre a história da produção cinematográfica no Amazonas, com foco na capital, tendo como marco inicial o final dos anos 1960, período marcado pela surgimento de uma geração de jovens que passa a promover na cidade um movimento cineclubista que vai resultar na realização de filmes em curta-metragem e culminar com a redescoberta de Silvino Santos e se estende até os anos 1990, década que foi marcada pelo desmonte da estrutura estatal federal que apoiava o cinema no Brasil.

A pesquisa tem relevância histórica para o conhecimento das relações entre cultura e sociedade na cidade de Manaus, em um período marcado por grandes projetos de intervenção política e econômica na região amazônica, de profundas transformações sociais e culturais locais assim como traz contribuições para o entendimento de como a produção cinematográfica brasileira se estabeleceu fora dos grandes centros de produção de cinema, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo, no recorte histórico proposto, que compreende o período da modernização da produção de cinema no país.

Na ocasião haverá um bate-papo entre o autor e os convidados Márcio Souza e Roberto Kahané, que foram importantes agentes da produção cinematográfico amazonense no período. O lançamento do livro e o bate-papo ocorrem no âmbito da exposição I.margens, que tem curadoria de Alberto César Araújo, na mostra de fotografias, e de Gustavo Soranz, na mostra de vídeos.

O livro apresenta resultados da pesquisa “Filmografia Amazonense – Análise dos filmes produzidos no Amazonas de 1960 a 1990”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas – Fapeam, por meio do edital Universal Amazonas, de 2013, realizada no âmbito do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Amazonas – UEA. O livro é uma publicação da Rizoma Audiovisual e foi contemplado no Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais de 2019, promovido pela Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro Cinema no Amazonas 1960-1990, de Gustavo Soranz
Quando: Sábado, 17/09, 18h
Onde: Galeria do Largo.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.