sexta-feira, 24 maio, 2024
sexta-feira, 24 maio, 2024

Hospitais do Amazonas recebem reforço de outros estados

Em

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) vai reforçar o atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de três hospitais da rede estadual de Saúde do Amazonas. Dos 30 médicos, que integram o projeto “I Força-Tarefa AMB Covid-19”, 15 já estão atuando no Instituto da Mulher Dona Lindu, e nos hospitais Nilton Lins e Platão Araújo.

O objetivo da parceria com a AMB é o fortalecimento da assistência aos pacientes, que estão em tratamento da Covid-19 em UTIs. O médico e coordenador do projeto da AMB, Fernando Tallo, esteve nas três unidades hospitalares para acompanhar a atuação dos profissionais de saúde. Conforme ele, até o final do mês, outros 15 médicos devem chegar à capital amazonense para reforçar o atendimento nas UTIs, das três unidades de saúde.

“Identificamos algumas dificuldades que existiam, sabíamos que podíamos ajudar e procurando o Estado do Amazonas, a secretaria de saúde, fizemos uma parceria para viabilizar a vinda de médicos para cá, para que se mantivesse as UTIs em funcionamento e para a abertura de novas UTIs. Isso significa que, certamente, dezenas de vidas humanas aqui no Estado do Amazonas serão beneficiadas”, explicou o coordenador.

Cooperação

A médica infectologista, consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Mariana Croda, também visitou o Hospital Nilton Lins para verificar as necessidades da unidade e a possibilidade de melhoria no atendimento.

“A estrutura, o número de recursos humanos, que conseguiram implantar em tão pouco tempo e já ter condições de tratar clinicamente o enfermo de uma maneira total, com hemodiálise, com todas as terapias disponíveis, é um avanço que a gente não consegue ver em outros estados. A estrutura é magnífica, os profissionais muito engajados, e já contando com esse apoio externo, tanto da AMB, OPAS, Ministério da Saúde é que se consegue”, relatou a médica sobre a implantação dos leitos de UTI no hospital.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.